Antes de meme e ícone da extrema-direita, Pepe foi protagonista de HQ

Criado pelo quadrinista Matt Furie, o sapo antropomórfico surgiu para estrelar tirinhas de humor sem qualquer tipo de racismo

Igor Brunaldi (@igg.zz) Publicado em 09/11/2020, às 19h04

None
Capa da HQ Boy's Club

Pepe, um sapinho simpático e preguiçoso ficou mundialmente conhecido, inicialmente, após ser transformado em uma infinidade de memes. A princípio, esses memes não passavam de humor saudável e inofensivo. Até o momento que as coisas fugiram de controle.

Durante as eleições de 2016 nos Estados Unidos, o personagem começou a ser transformado em versões ofensivas, sendo usado em fóruns do site 4Chan para pregar nacionalismo, racismo, xenofobia e muitos outros tipos de preconceito.

Assim, Pepe acabou por ganhar o status de símbolo do discurso de ódio, da extrema-direita estadunidense, além de ter sido usado como uma imagem "aliada" a tudo que Donald Trump pregava durante a campanha para presidência que ganharia naquele ano.

 

 

 

 

Mas o que nem todo mundo sabe, é que a origem desse sapo é isenta de qualquer tipo de racismo ou controvérsia. Criado pelo quadrinista Matt Furie, Pepe foi um dos quatro protagonistas da elogiada série de HQs Boy's Club. Junto com ele, Andy, Brett e Landwolf, todos animais antropomórficos e jovens, viviam situações cômicas do dia-a-dia na casa onde moravam.

A primeira imagem do personagem que, por algum motivo, chamou atenção dos internautas e começou a ser usada como modelo para memes, foi o último quadro da tirinha abaixo, na qual Landwolf diz ter ouvido dizer que Pepe abaixa as calças até o chão para urinar.

A isso, Pepe simplesmente responde: "Feels good man", ou "é uma sensação boa, cara".

Com o crescente uso do personagem para pregar ódio, e até mesmo depois de ter sido considerado um elemento chave para a eleição de Trump, o criador Furie decidiu oficialmente matar o sapo em uma tirinha publicada online.

Essa jornada complexa de um personagem inocente que foi transformado em ícone da extrema direita envolveu batalhas jurídicas e um, nível anormal de estresse na vida do quadrinista.

Tudo isso pode ser visto em detalhe no documentário Feels Good Man, lançado este ano.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes 


+++ MANU GAVASSI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL