Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Antes de ser Coringa, Joaquin Phoenix quase foi uma versão doentia do Batman

Darren Aronofsky adaptaria Ano Um para os cinemas; o projeto foi arquivado para dar espaço a Cavaleiro das Trevas, de Nolan

Redação Publicado em 06/11/2019, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquin Phoenix como Coringa (Foto: Reprodução / YouTube)
Joaquin Phoenix como Coringa (Foto: Reprodução / YouTube)

Joaquin Phoenix encantou o mundo ao interpretar Coringano filme homônimo dirigido por Todd Phillips. Porém, antes de ser o vilão icônico, ele quase viveu o arqui-inimigo dele, o próprio Batman

Darren Aronofsky revelou, em uma entrevista ao Yahoo!, que sempre pensou em Phoenix para estrelar sua adaptação de Batman: Ano Um. A DC Comics desenvolvia o projeto no início dos anos 2000 (para tentar reparar o fiasco que Joel Schumacher fez com o herói), mas foi cancelado para dar lugar à trilogia Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan.

+++ LEIA MAIS: Médico faz parto no Halloween fantasiado do Coringa de Heath Ledger; veja fotos

O cineasta ainda explicou que o filme teria uma vibe realista e sinistra bem, bem parecida com a nova produção do Palhaço. “Ouvi o que dizem sobre Coringa e esse era exatamente o meu argumento para o Batman. Queria gravar no leste de Detroit e Nova York. Estávamos construindo Gotham. Queria que o Batmóvel fosse um Lincoln Continental com dois motores de ônibus. O Batman seria uma espécie de MacGyver.”

A história, também, exploraria o lado sujo e devastador de Gotham. Muito, muito mais do que as outras exploraram - iria a fundo da decadência da sociedade, e reiventaria o Batman. A começar pela infância: Bruce Wayne não seria rico. Depois da morte dos pais, o garoto iria morar escondido em uma garagem.

+++ LEIA MAIS: Warner defende 14 indicações ao Oscar para Coringa de Joaquin Phoenix; conheça categorias 

Para poder se manter, trabalharia na oficina da garagem, seu chefe seria Big Al. O filho dele, Little Al, seria colega de trabalho de Wayne (e temos, aqui, o Alfred!). Outra “amiga” que apareceria é Selina, a Mulher-Gato, uma prostituta que supostamente matou um policial. 

Com Gotham na sarjeta, o Comissário Gordon estaria deprimidíssimo - e pensando seriamente em suicídio. Mas retoma a atitude de luta depois da esposa engravidar. E tem uma grande influência na transformação de Bruce Wayne em Batman; o garoto fica inspirado ao ver o policial socando a cara de um homem para ajudar uma criança.

+++ LEIA MAIS: Todd Phillips divulga novas fotos de Coringa com referência à Mulher-Gato

E mesmo o Batman, em si, seria bem diferente. A começar pelo uniforme, composto por uma máscara de hóquei cortada ao meio, com dentaduras de aço brancas e luvas com lâminas embutidas. E um método peculiar de interrogatório: ele injeta um soro que leva as pessoas ao delírio. Papel perfeito para Joaquin Phoenix.