Pulse

Discos raros de Tim Maia da fase Racional chegam às plataformas de streaming

Gravados entre 1975 e 1976, os três volumes renegados pelo cantor finalmente ficam disponíveis na era digital

Redação Publicado em 22/03/2019, às 11h11

None
Tim Mais (Foto:Arquivo Familiar)

Há 21 anos a música popular mundial perdeu o ícone Tim Maia. Como forma de homenagear a importância e o impacto cultural que teve, além de manter acesa a chama das suas composições, a gravadora Vitória Régia decidiu disponibilizar nas plataformas de streaming os três discos da antologia Racional
 
Essa coleção, gravada originalmente entre 1975 e 1976, carrega um parcela importante da história do síndico. O primeiro e o segundo volume foram lançados nos anos mencionados anteriormente, durante a fase em que o cantor fazia parte da seita Cultura Racional.

O terceiro e último, porém, apesar de gravado na mesma época, só foi lançado oficialmente em 2011, em uma coleção organizada pela Editora Abril. A demora se deu porque, depois de gravar o fim da trilogia, Tim se afastou das ideologias que inspiraram as músicas e decidiu nunca divulgar o CD. Na época, ele chegou inclusive a retirar das lojas as duas partes que já circulavam.
 
A gravadora Vitória Régia é comandada por Carmelo Maia, filho do músico. Ele conta que reuniu uma equipe de confiança para organizar e digitalizar o acervo do pai, processo que se mostrou desafiador devido às condições do material. “Fui obrigado a priorizar, organizar, digitalizar as masters e revisar os contratos, pois não existiam serviços de streaming na época”, explica.

Além disso, ainda no primeiro semestre de 2019, o selo vai lançar um disco inédito com clássicos cantados por Tim Maia em espanhol.