Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Discos raros de Tim Maia da fase Racional chegam às plataformas de streaming

Gravados entre 1975 e 1976, os três volumes renegados pelo cantor finalmente ficam disponíveis na era digital

Redação Publicado em 22/03/2019, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tim Mais (Foto:Arquivo Familiar)
Tim Mais (Foto:Arquivo Familiar)

Há 21 anos a música popular mundial perdeu o ícone Tim Maia. Como forma de homenagear a importância e o impacto cultural que teve, além de manter acesa a chama das suas composições, a gravadora Vitória Régia decidiu disponibilizar nas plataformas de streaming os três discos da antologia Racional

Essa coleção, gravada originalmente entre 1975 e 1976, carrega um parcela importante da história do síndico. O primeiro e o segundo volume foram lançados nos anos mencionados anteriormente, durante a fase em que o cantor fazia parte da seita Cultura Racional.

O terceiro e último, porém, apesar de gravado na mesma época, só foi lançado oficialmente em 2011, em uma coleção organizada pela Editora Abril. A demora se deu porque, depois de gravar o fim da trilogia, Tim se afastou das ideologias que inspiraram as músicas e decidiu nunca divulgar o CD. Na época, ele chegou inclusive a retirar das lojas as duas partes que já circulavam.

A gravadora Vitória Régia é comandada por Carmelo Maia, filho do músico. Ele conta que reuniu uma equipe de confiança para organizar e digitalizar o acervo do pai, processo que se mostrou desafiador devido às condições do material. “Fui obrigado a priorizar, organizar, digitalizar as masters e revisar os contratos, pois não existiam serviços de streaming na época”, explica.

Além disso, ainda no primeiro semestre de 2019, o selo vai lançar um disco inédito com clássicos cantados por Tim Maia em espanhol.