Apartamento londrino de John Lennon é tombado

Imóvel é agora patrimônio histórico; Ringo Starr, Paul McCartney e Jimi Hendrix também moraram no local

Da redação Publicado em 25/10/2010, às 13h12

34 Montagu Square - lar de Jonn Lennon, Yoko Ono e outros artistas

Ver Galeria
(4 imagens)

O apartamento em que John Lennon morou com Yoko Ono, na Inglaterra, foi tombado e agora é patrimônio histórico. De acordo com o site da BBC, a propriedade de número 34, localizada na Montagu Place, em Londres, exibe agora uma placa azul que a declara como patrimônio cultural inglês. A placa foi inaugurada pela própria Yoko em uma cerimônia privada, para cerca de 100 pessoas, no último sábado, 23.

A viúva de Lennon afirmou estar muito honrada e grata que John estivesse sendo homenageado de tal forma. "Este apartamento guarda muitas memórias para mim e é uma parte muito interessante da nossa história. No que seria o aniversário de 70 anos dele, agradeço todos vocês por celebrar John e esta parte, em particular, de sua vida londrina, de onde nasceu tanto de sua ótima música e ótima arte".

Peter Nash, presidente do Fã Clube Britânico dos Beatles, era um dos presentes e declarou que aquele é um dos três destinos principais a serem visitados pelos fãs do grupo na cidade, com o lugar que sediava a Apple e os estúdios Abbey Road. Foi ali que Lennon e Yoko, que se mudaram para a residência em 1968, fotografou a famosa capa do disco Unfinished Music No.1: Two Virgins (veja ao lado).

Vale lembrar que a casa não foi habitada apenas por eles. Outros famosos como Jimi Hendrix, Paul McCartney e Ringo Starr, também chegaram a chamar o endereço de lar.