Apenas Lula venceria Bolsonaro em segundo turno

Segundo pesquisa Atlas, a popularidade do presidente aumentou em corrida presidencial para 2022

Redação Publicado em 12/05/2021, às 13h51

None
Montagem de Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: AP/Eliária Andrade /Agência o Globo/ GDA) e Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

A popularidade de Jair Bolsonaro (sem partido) aumentou para a corrida presidencial de 2022. Segundo pesquisa Atlas, em março de 2021, 35% da população aprovava o desempenho do presidente - em maio, a porcentagem subiu para 40%. Dessa forma, conforme noticiado pelo El País, apenas Lula (PT) poderia ganhar de Bolsonaro no segundo turno das eleições.

Em entrevista ao El País, Andrei Roman, CEO do Atlas, explicou que o aumento da popularidade de Bolsonaro nos últimos meses está relacionado à volta do auxílio emergencial, mesmo com valores mais baixos. Além disso, a queda na média de mortes por Covid-19 desde fevereiro de 2021 podem ter contribuído para a melhor avaliação do presidente.

+++LEIA MAIS: Pesquisa indica que Bolsonaro lidera corrida presidencial em São Paulo

Devido ao aumento da popularidade, Bolsonaro melhorou a performance para as eleições de 2022. Nos últimos meses, a intenção de votos em Lula para o primeiro turno também aumentou: de 27,4% em março para 33,2% em maio, segundo simulação.

Atualmente, a pesquisa apontou que Lula é o único que ganharia de Bolsonaro em um possível 2º turno das eleições de 2022. O petista teria 45,7% contra 41% do atual presidente. Em outros cenários, Ciro Gomes (PDT) e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) aparecem numericamente à frente de Bolsonaro, mas tecnicamente empatados, pois a margem de erro é de dois pontos. 

+++LEIA MAIS: Povo ‘merece sofrer’ caso vote em Lula, diz Bolsonaro

Conforme noticiado pelo El País, a pesquisa foi realizada com 3.828 entrevistas entre os dias 6 e 9 de maio.


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL