Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Apoiadores de Trump invadem Congresso dos EUA

Manifestantes invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos EUA, para impedir confirmação da eleição de Joe Biden

Redação Publicado em 06/01/2021, às 18h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestantes pró-Trump invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos  (Foto: Tasos Katopodis/Getty Images)
Manifestantes pró-Trump invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos (Foto: Tasos Katopodis/Getty Images)

Nesta quarta, 6 de janeiro, apoiadores de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, para impedir confirmação da eleição de Joe Biden. Segundo o G1, os manifestantes ocuparam o prédio durante contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral. 

+++LEIA MAIS: Trump pode ser tirado à força da Casa Branca se recusar-se a sair?

A reunião realizada hoje no Congresso é apenas uma formalidade para a confirmação do vencedor das eleições, mas após barulhos de tiros no prédio, senadores e deputados precisaram ser retirados do local da sessão e levados a uma área segura. De acordo com a CNN, uma mulher foi baleada.

Mais cedo, nas redes sociais, Trump incentivou protestos "pacíficos" e que manifestantes confiassem nas forças de segurança americanas. Contudo, momentos antes, houve vandalismo e confrontos durante a tentativa de invasão. 

Manifestantes pró-Trump dentro da Câmara do Senado (Foto: Win McNamee/Getty Images)

+++ LEIA MAIS: Com vitória de Biden, Kamala Harris se torna 1ª mulher negra a ser vice-presidente dos EUA

Além disso, anteriormente, o presidente norte-americano chegou a discursar para uma multidão de apoiadores perto da Casa Branca: “Nós nunca vamos desistir, nunca vamos admitir. Nós vamos parar com o roubo [das eleições]”.

Com a invasão dos manifestantes ao Capitólio, cujo objetivo é impedir a posse de Joe Biden, perfis nas redes sociais estão tratando o ocorrido como uma tentativa de golpe de Estado - e o assunto é o mais comentado do Twitter.

+++ LEIA MAIS: Donald Trump está tentando iniciar uma guerra racial

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ CYNTHIA LUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL