Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Após longa briga judicial, gravações históricas de Jimi Hendrix serão lançadas

Reunião de 14 faixas do início da carreira do guitarrista chega às lojas em 24 de março

Rolling Stone EUA Publicado em 19/02/2015, às 13h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galeria - Início dos Guitarristas - Jimi Hendrix - AP
Galeria - Início dos Guitarristas - Jimi Hendrix - AP

Gravações do início da carreira de Jimi Hendrix, dos tempos em que ele atuava com o grupo de R&B Curtis Knight and the Squires, serão finalmente lançadas com a autorização do espólio do guitarrista, Experience Hendrix LLC, em uma coleção intitulada You Can’t Use My Name: Curtis Knight & The Squires (featuring Jimi Hendrix) The RSVP/PPX Sessions.

Rolling Stone elegeu os 100 maiores guitarristas de todos os tempos: veja a lista.

Serão 14 músicas no total, com data de divulgação prevista para 24 de março.

O nome do álbum brinca com uma batalha de décadas entre os responsáveis pelo legado de Hendrix (primeiro Chas Chandler e depois o próprio espólio dele) envolvendo a quebra de um contrato de 1965, assinado por Hendrix com a gravadora PPX, para que ele tocasse como contratado da banda de Knight.

Depois do imenso sucesso do álbum solo do virtuose, Are You Experienced?, de 1967, a gravadora reuniu as músicas dele com Curtis Knight como se fossem da antiga banda.

Jimi Hendrix terá vinil duplo com “explorações criativas” de 1969.

Um disco similar chamado Got That Feeling foi planejado para ser lançado em 1968, na Inglaterra, até a justiça inviabilizar o projeto. O próprio Hendrix definiu o material como “musicalmente sem importância”.

A disputa prosseguiu desde então e em julho de 2014, o Experience Hendrix LLC e a Sony Legacy adquiriram o direito de 88 canções de estúdio do gênio do rock and roll ao lado da banda Curtis Knight and The Squires gravadas entre 1965 e 1967.

O material é considerado um passo importante na carreira de Jimi Hendrix de um simples guitarrista do grupo para Deus da música.

“Estamos extremamente contentes por hoje estar em posição de oferecer essas raras e históricas gravações", declarou a irmã de Jimi e presidente da Experience Hendrix, Janie Hendrix.

Artista transforma fitas cassete em retratos de músicos famosos; veja.

“O que as faz tão especial é que elas fornecem um olhar honesto sobre um grande artista durante o momento vital em que ele estava no ponto de sua evolução, um tempo em que a prioridade número um de Jimi era tocar e gravar e essas músicas o registram fazendo exatamente isso, como colaborador e inovador. São mais do que apenas gravações, elas representam um segmento significativo na linha do tempo da existência musical de Jimi”, completa o comunicado.

Depois da aquisição, as faixas foram entregues a Eddie Kramer, engenheiro de Hendrix nos três álbuns com a banda Experience e nos LP’s póstumos Valleys of Neptune e First Rays of the New Rising Sun. Ele ganhou a missão de limpar as fitas e entregar um conjunto coeso dos trabalhos iniciais do guitarrista.

Jack White faz mais uma cover, desta vez de Jimi Hendrix; ouça.

“Fomos o mais longe que pudemos com cada canção em termos de fontes e conseguimos as melhores performances originais, removendo e remixando para fazer o que acreditamos ser a melhor representação dessas gravações”, disse Kramer.

“É uma contínua escavação arqueológica do som, o que representa tirar a sujeira com uma pequena escova e achar a pérola ali escondida. Foram horas e horas de trabalho intenso, mas acabou sendo realmente divertido.”

Veja a lista de faixas de You Can’t Use My Name: Curtis Knight & The Squires (featuring Jimi Hendrix) The RSVP/PPX Sessions:

1. "How Would You Feel"

2. "Gotta Have A New Dress"

3. "Don’t Accuse Me"

4. "Fool For You Baby"

5. "No Such Animal"

6. "Welcome Home"

7. "Knock Yourself Out [Flying On Instruments] "

8. "Simon Says"

9. "Station Break"

10. "Strange Things"

11. "Hornet’s Nest"

12. "You Don’t Want Me"

13. "You Can’t Use My Name"

14. "Gloomy Monday"