Apple lança rede social dedicada à música

Steve Jobs anuncia a criação do Ping; outras novidades da Apple foram apresentadas

Da redação Publicado em 02/09/2010, às 18h35

Ping, a rede social de música da Apple
Reprodução

Em uma conferência realizada em São Francisco na última quarta, 1º, a Apple divulgou o Ping, sua rede social focada em música. De acordo com o site da Rolling Stone EUA, o dispositivo é parte do iTunes 10, também anunciado no evento, que já pode ser baixado na página da Apple (embora o fluxo intenso no site esteja impedindo alguns usuários de efetuar o download).

O Ping tem a intenção de reunir as pessoas em torno de seus gostos musicais: os usuários do iTunes podem se conectar com seus amigos, trocar recomendações e dicas de shows. Nas palavras de Steve Jobs, presidente da empresa, é como se "o Facebook e o Twitter encontrassem o iTunes".

O site informou ainda que a rede social tem um layout parecido com o do Facebook e copia o esquema de "scrobbling" da Last.fm (que permite que o nome da música que a pessoa está ouvindo seja enviado para a Last.fm e adicionado ao perfil musical dela). Ela ainda conta com um serviço de compra de ingresso para shows.

O evento também mostrou outras novidades, como as novas gerações de iPod: o novo touch, que vem com câmera; o nano, com tela multi-touch e o shuffle, agora menor e com botões. Os itens serão todos lançados na próxima semana.