Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Apresentadora Karina Oliani conquista o topo do monte Everest

Especialista em esportes de aventura, Karina se tornou a mais jovem brasileira a chegar ao cume da montanha mais alta do mundo, a 8.848 metros acima do nível do mar

Redação Publicado em 17/05/2013, às 19h17 - Atualizado às 19h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Karina Oliani chegou ao cume do Everest. - Divulgação
Karina Oliani chegou ao cume do Everest. - Divulgação

A apresentadora e esportista Karina Oliani conseguiu conquistar o topo do monte Everest, a mais de 8 mil metros acima do nível do mar, na madrugada desta quinta-feira, 16, para sexta. Com a vitória, Karina se tornou a terceira mulher brasileira, e a mais nova entre elas, a atingir o ponto mais alto da Terra. Entre todos os brasileiros, Karina se tornou a 12º alpinista a chegar lá.

A aventura foi inspirada pelo norte-americano Richard Bass, o primeiro a conseguir escalar os sete cumes – como são chamadas as montanhas mais altas de cada continente. Karina decidiu ser a primeira brasileira a conseguir tal façanha e, agora, conquistou quatro deles: Aconcágua (na Argentina), Kilimanjaro (Tanzânia), Elbrus (Rússia) e o Everest, o mais alto dos sete, localizado entre o Nepal e o Tibete.

O plano inicial, quando ela partiu para a missão em 29 de março, era chegar ao topo no dia 14 de maio. Os dias de aclimatação e nevascas, contudo, fizeram com que o cronograma fosse alterado. Karina e Pemba Sherpa, guia local que a ajuda na escalada, conseguiram realizar o feito na manhã de sexta no Nepal, ainda noite de quinta no Brasil.

Antes do topo, a apresentadora passou por maus bocados, como quando foi obrigada a dormir em um local chamado Zona da Morte, localizado a 8 mil metros acima do nível do mar, local onde alpinistas costumam ficar apenas algumas horas.

Os ventos fortes a obrigaram a esperar mais do que o aconselhável no C4, para aguardar uma calmaria climática que facilitasse a escalada. Uma estratégia que funcionou e Karina riscou mais um dos Sete Cumes do seu objetivo. Agora, faltam três.