Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Diário: apresentadora Karina Oliani conta, com exclusividade, sua aventura rumo ao Everest

A meta dela, que também é especializada em esportes radicais, é conseguir alcançar o topo Sete Cumes na comemoração do aniversário de 31 anos

Redação Publicado em 17/04/2013, às 20h07 - Atualizado em 03/05/2013, às 20h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Karina Oliani pretende alcançar o topo do monte Everest - Divulgação / Marcelo Rabelo
Karina Oliani pretende alcançar o topo do monte Everest - Divulgação / Marcelo Rabelo

Inspirada pelo norte-americano Richard Bass, a primeira pessoa a conseguir escalar os Sete Cumes, como são chamadas as sete montanhas mais altas de cada continente, a apresentadora e esportista Karina Oliani decidiu seguir para as alturas e se tornar a primeira brasileira a conseguir tal façanha - veja a galeria de fotos da viagem ao lado.. Tudo como uma espécie de comemoração aos seus 31 anos de idade, que ela pretende completar chegando ao cume neste dia, 14 de maio.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Três deles já foram: Aconcágua (na Argentina), Kilimanjaro (Tanzânia) e Elbrus (Rússia). Ela, neste momento, segue para o quarto e desafiador Everest, o mais alto dos sete, localizado entre o Nepal e o Tibete.

No avião em direção ao Kathmandu, capital do Nepal, ela encarou o gigante Everest pela primeira vez. “Ao mesmo tempo em que agradecia por ter a oportunidade de apreciar aquela vista espetacular. Olhei no monitor da cadeira do avião e vi que estávamos voando muito alto: 10 mil metros e as montanhas estavam ali, bem na minha frente, praticamente na mesma altura”, escreve a esportista em uma espécie de diário de viagem.

No alto da montanha, ela teria que suportar temperaturas de até 50°C negativos. Então, foi preciso de um período de aclimatação. A própria viagem de Kathmandu até o acampamento base levou nove dias. Da capital do Nepal, ela pegou um avião até Lukla, cidade já a 2,8 mil metros de altitude e um ponto de convergência de todas as expedições que vão em direção ao Everest. “O pouso no meio das montanhas mais lindas e altas do mundo foi espetacular. Mesmo sendo a terceira vez que estava descendo no aeroporto de Lukla não tive como deixar de me deslumbrar com a beleza única dessa região do mundo”, escreveu ela. “Gritei um: ‘eu amo poder estar aqui de novo’”.

A aclimatação da apresentadora e esportiva continuou na cidadezinha Namche Bazaar, a 3 mil metros de altura. A aventura, contudo, estava apenas começando. Segue abaixo o relato do próximo passo de Karina Oliani, enviado já da base do Everest com exclusividade para a Rolling Stone Brasil:

Chegada ao Everest Base Camp

"A trilha atá aqui já e digna de um livro de fotos com as paisagens mais lindas do mundo, tanto e que vem pessoas de todas as partes do mundo pro Nepal só pra fazer esse trekking. E quem está aqui agora fazendo a trilha até o Acampamento Base é o Tom Cruise, ele veio aproveitar umas “férias” e treinar um pouquinho aqui na Khumbu Trail…

Bem, as fotos ficam pra sempre mas a trilha ficou pra trás, chegamos no acampamento base à tarde e fomos recebidos carinhosamente com a bandeira da nossa expedição pela equipe de apoio aqui.

Esse lugar é surpreendente! Uma mini cidade (com bem mais pessoas que a maioria das vilazinhas aqui do Solukhumbu) montada em cima de uma das geleiras mais espetaculares e perigosas do mundo: a Khumbu Icefall.