Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Arcade Fire comanda baile de carnaval no Rio de Janeiro

Supergrupo gera catarse festiva em primeiro show em nove anos no Brasil

Pablo Miyazawa Publicado em 05/04/2014, às 15h02 - Atualizado às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arcade Fire - Divulgação/T4F
Arcade Fire - Divulgação/T4F

Na noite de sexta, 4, o Arcade Fire se apresentou no Rio de Janeiro pela primeira vez desde 2005. De nove anos para cá, muito mudou: a banda formada em Montreal (Canadá) lançou três discos de sucesso, conquistou status de headliner nos principais festivais do mundo, acumulou adjetivos hiperbólicos da crítica (“O próximo U2”, disseram alguns) e conquistou um séquito devoto de apreciadores fanáticos. Promovendo o disco Reflektor, celebrado como um dos melhores de 2013, o supergrupo liderado pelo casal Win Butler e Régine Chassagne transformou o Citibank Hall em uma celebração catártica com requintes, sons e cores carnavalescas.

Perfil: Arcade Fire e o fogo que não se apaga.

O show no Rio de Janeiro carregava uma aura especial para o Arcade Fire. A cidade é o cenário de Orfeu Negro (1959), uma versão modernizada do mito grego de Orfeu e Eurídice, por sua vez inspirada na adaptação teatral Orfeu da Conceição, do poeta Vinicius de Moraes. O longa dirigido pelo francês Marcel Camus, premiado com a Palma de Ouro de Cannes e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, foi uma das fontes de inspiração assumidas do Arcade Fire para o conceito de Reflektor. Cenas do filme, cujo enredo trágico se desenvolve durante o Carnaval carioca, foram utilizadas no videoclipe de “Afterlife” e ganharam exibição no telão da casa de shows carioca. Todos os pequenos detalhes pareciam adequados à ocasião e incrementavam o clima festivo: parte da plateia utilizava máscaras, maquiagens coloridas e fantasias, conforme convocação prévia do grupo.

Entrevista: Lollapalooza 2014: “Tudo o que fazemos é um pouco esquisito”, diz integrante do Arcade Fire.

A dançante “Reflektor” determinou a agressividade da primeira metade do show, seguida da intensidade de favoritas dos fãs como “Neighborhood #3 (Power Out)” e “Rebellion (Lies)”, ambas do álbum de estreia, Funeral (2004). A banda estava concentrada e refletia a resposta do público, que se entregava com empolgação enérgica. O ritmo praticamente não se reduziu até a sombria “The Suburbs”, em que Win Butler finalmente saudou o público e apresentou a faixa de maneira irônica: “Esta música é sobre como o Brasil estará depois da Copa do Mundo”. Trajado tal como um aristocrata vitimado pela moda – calça estampada justa, casacão dourado brilhante e parte do cabelo presa atrás – o imponente vocalista de 1,90m fez questão de exibir entrega, curvando-se na beirada do palco, interagindo com os celulares e câmeras e oferecendo o microfone a um punhado de bocas. Afagou os egos dos fãs de carteirinha, a quem chamou de “soldados brasileiros”, e não deixou de recitar um verso de “Brazil” versão de Bob Russell para “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso – ele também havia cantarolado a mesma versão na primeira passagem da banda pelo país em 2005.

Vídeo: Arcade Fire faz nova cover de Stevie Wonder.

Em cima do palco, nem tudo funcionava bem: o som da guitarra de Richard Reed Parry insistia em desaparecer por algum problema técnico. Impaciente, Butler chegou a esbravejar com um dos roadies e jogou um cabo defeituoso para a plateia. Não foi o bastante para estragar a interatividade positiva entre os músicos e a multidão.

Lollapalooza 2013: a cobertura completa do festival.

Ao vivo, o Arcade Fire trabalha como um time de futebol completo, com 11 jogadores esforçados e um técnico exigente – no caso, Win Butler. Nas faixas de Reflektor, a banda toca completa; nas faixas de Funeral, mais roqueiras e calcadas em riffs de guitarra e frases de violino, a formação se reduz para oito “atletas”. Fora Win, os integrantes pouco se movimentam no palco, apesar de trocarem de instrumentos a todo tempo. Em “Neighborhood #1 (Tunnels)”, Régine se aventurou na bateria, enquanto o baterista Jeremy Gara comandou a guitarra (a mulher de Win também tocou acordeão, teclados, percussão e o que mais estivesse à mão). Will Butler, irmão de Win, circulou por teclados, percussões e tocou o baixo em “Here Comes the Night Time”. Parry e Tim Kingsbury se revezaram nas guitarras, baixos e percussões eventuais. A sonoridade cometida pelo Arcade Fire impressiona pela precisão marcial, é marcante e sem falhas, apesar de levemente abafada e às vezes pecando pela indefinição dos timbres agudos. Completando 40 shows da turnê Reflektor, o grupo toca com segurança e sem dar margens a improvisos, mas se permite modificar o setlist em cada ocasião. Para o show no Rio, a surpresa foi uma raridade na atual excursão, “Neighborhood #2 (Laika)”, recebida com entusiasmo redobrado por fãs que se dedicaram a uma campanha online que pedia a execução da música (#vaiterlaikasim).

Lollapalooza 2014 define os horários dos shows, e o Arcade Fire encerra as atividades no palco principal. Veja a escalação completa.

Em meio à massa sonora emocionante, Régine Chassagne faz um show a parte. Perdida em seus devaneios, às vezes parecendo alheia aos acontecimentos ao redor – e constantemente sob o olhar atento do marido –, ela rodopiou passos de bailarina, interagiu com espelhos e adereços e devolveu os afagos deslumbrados do público com gestos pueris. Como vocalista, brilhou quando fez seu tributo pessoal à música brasileira, cantarolando de modo singelo “O Morro Não Tem Vez”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, acompanhada por poucos presentes que compreenderam a boa intenção. Nas duas faixas finais, foi a protagonista: “It's Never Over (Oh Orpheus)” e a dançante “Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)”, de The Suburbs, em que emitiu agudos intensos e se perdeu em uma coreografia solitária e carregada de drama.

Saiba como foi o primeiro dia do Lollapalooza Chile 2014.

Antes do bis, a derradeira homenagemda noite à brasilidade: uma “banda de mentira” (três figurantes disfarçados com cabeças de papel machê) dublou “Nine Out of Ten”, de Caetano Veloso, do álbum Transa (1972). A banda verdadeira expulsou os imitadores para dar início ao bis, com mais dois números de Reflektor – “Normal Person” e no “frevo indie” “Here Comes the Night Time”. Foi quando enfim a atmosfera carnavalesca tomou conta da audiência, com direito a chuva de papel colorido e o clima de histeria típico de um bloco de rua embebedado. A reação catártica foi o apogeu da noite, mas havia tempo ainda para uma puxada de freio para encerrar com o nível de comoção em alta. Com as luzes acesas, o maior hit do Arcade Fire, “Wake Up”, ganhou versão pseudoacústica, carregada da intensidade de uma autêntica missa carismática. Foi um último momento de sublime interação entre a banda e público, que por meio da cantoria se encontraram naquele plano etéreo que apenas a música consegue atingir.

O Arcade Fire ainda se apresentará em São Paulo na noite de domingo, 6 de abril, fechando a edição 2014 do Festival Lollapalooza.

Setlist:

“Reflektor”

“Flashbulb Eyes”

“Neighborhood #3 (Power Out)”

“Rebellion (Lies)”

“We Used to Wait”

“Joan of Arc”

“The Suburbs”

“The Suburbs (Continued)”

“Ready to Start”

“Neighborhood #1 (Tunnels)”

“No Cars Go”

“Neighborhood #2 (Laika)”

“Afterlife”

“It's Never Over (Oh Orpheus)”

“Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)”

Bis:

“Normal Person”

“Here Comes the Night Time”

“Wake Up”