Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Aretha Franklin entra para a história do Pulitzer ao ganhar prêmio póstumo

John Coltrane, Bob Dylan e Kendrick Lamara também já ganharam na categoria

Redação Publicado em 16/04/2019, às 08h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aretha Franklin (Foto:Carolyn Kaster/AP)
Aretha Franklin (Foto:Carolyn Kaster/AP)

Quase um ano após sua morte, Aretha Franklin ganhou um prêmio Pulitzer por sua contuibuição à música e cultura. A cantora morreu em agosto de 2018, aos 76 anos, após uma longa batalha contra um câncer de pâncreas

Ela foi anunciada como vencedora na última segunda, 15, e exaltada por sua "incrível contribuição à música e cultura americanas por mais de cinco décadas".

Não há dúvidas de que receber um Pulitzer é uma grande honra, mas mais louvável (ainda que um tanto atrasado) é o fato de Aretha ser a primeira mulher em carreira solo a vencer na categoria desde 1930, quando a cerimônia foi instaurada.

Anteriormente, já venceram o prêmio John Coltrane em 2007, Bob Dylan em 2008 e Kendrick Lamar em 2018.

Em um evento voltado a homenagear a cantora, Stevie Wonder enalteceu o talento da amiga com versões de "As" e "The Lord's Prayer". 

"O que precisamos fazer hoje, não apenas nessa nação, mas no mundo inteiro, é transformar o amor em algo grandioso novamente, porque a vida dos negros importam. Porque todas as vidas importam. Foi isso que Aretha disse ao longo de sua vida inteira. Apesar das dores, ela nos deu alegria."