Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Artistas que foram sampleados em “Harlem Shake” querem receber por isso

Eles afirmam que Baauer usou o material deles sem autorização no hit

Eric R. Danton Publicado em 11/03/2013, às 12h21 - Atualizado às 19h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Baauer - Reprodução / Facebook Oficial
Baauer - Reprodução / Facebook Oficial

Dois artistas sampleados no hit número um "Harlem Shake", de Baauer, estão pedindo na justiça para que o selo responsável pelo lançamento pague o que lhes cabe no sucesso da música que deu início ao viral dançante da internet.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

De acordo com o jornal The New York Times, o músico de reggaeton Hector Delgado e o rapper Jayson Musson dizem que Baauer usaram elementos de músicas deles sem permissão em "Harlem Shake", que passou três semanas no topo da parada Billboard Hot 100.

A música começa com a voz de Delgado, que agora é um pastor evangélico em Porto Rico, dizendo "con los terroristas", que é um refrão de seu single de 2006 "Maldades" e apareceu em algumas outras músicas. A frase "do the Harlem Shake" vem de uma canção de 2001, "Miller Time", do Plastic Little, ex-grupo de rap de Musson.

Os dois artistas estão pedindo compensação para o Mad Decent, selo que lançou a música. "É quase como se eles tivessem vindo para uma terra minha e construído uma casa”, disse Delgado.

Atualmente, há milhares de vídeos imitando o "Harlem Shake" no YouTube, incluindo postagens do exército norueguês, dos times de natação e mergulho masculinos da Universidade da Georgia e do duo indie Matt and Kim. Os Simpsons e o Saturday Night Live também criaram suas versões.

Baauer ainda não comentou o caso. A Machete Music, que cuida das publicações de Delgado, e Musson estão negociando com a Mad Decent o pagamento e, segundo Musson, a "Mad Decent tem sido mais do que cooperativa no processo”.