Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

As pedras vão rolar em I'm Not There, filme sobre Bob Dylan

Seis atores, inclusive Cate Blanchett, interpretam Bob Dylan no filme de Todd Haynes

André Rodrigues, colaboração para o site da RS Publicado em 29/10/2007, às 14h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O mascarado da foto é Bob Dylan, assim como Cate Blanchett e um menino negro também representam o cantor - Divulgação
O mascarado da foto é Bob Dylan, assim como Cate Blanchett e um menino negro também representam o cantor - Divulgação

Pedras rolantes não criam musgo - nem rostos. Senhoras e senhores, podem se jogar nas poltronas porque mister Bob Dylan vem aí. Ou o que parece ser o ídolo máximo do folk.

Mas esqueçam títulos, estereótipos e padrões. I'm Not There, espécie - e bote espécie nisso - de cinebiografia de Robert Allen Zimmerman, ou Bob Dylan, promete agitar algumas das sessões mais concorridas da Mostra de Cinema de São Paulo.

O filme de Todd Haynes (Velvet Goldmine) levou o prêmio especial do júri e o de melhor atriz (Cate Blanchett) no último Festival de Veneza e agora deixa em êxtase quem curte um cinema inovador, moderno e que propõe um infindável quebra-cabeça emocional, histórico e musical.

No longa, seis histórias principais seguem entrelaçadas. A saber:

1. O garoto negro Woody pula para dentro de um vagão de trem e carrega um case de violão com a inscrição "Isso aqui mata fascistas". Mas Woody também é Bob Dylan.

2. Um jovem cantor de sucesso (Christian Bale) abandona repentinamente a fama e ganha um documentário que refaz seu percurso. Mas Bale também é Bob Dylan.

3. Na Inglaterra, Jude (Cate Blanchett) sobe ao palco e é vaiado por fãs ensandecidos, que acusam o cantor de trair os seus princípios musicais. Mordaz e arredio, ele curte seu sonho de popstar enquanto brinca no jardim com os Beatles e conversa com o poeta e ídolo beat Allen Ginsberg. Mas Jude também é Bob Dylan.

4. Um garoto (Bem Whishaw) fala diretamente para a câmera e explica por que gostaria de ser esquecido. Mas ele também é Bob Dylan.

5. Heath Ledger interpreta um ator que é alvo de fofocas e de paparazzis, o que acaba prejudicando seu casamento. Mas Ledger também é Bob Dylan.

6. Billy (Richard Gere), mítica figura norte-americana, busca o isolamento numa cidade dos Estados Unidos e tenta ajudar os arquétipos habitantes locais a barrar a construção de uma rodovia. Mas Billy também é Bob Dylan.

Ao abordar seis personagens aparentemente distintos - e dotar cada um deles de trejeitos, histórias e marcas consagradas por Bob Dylan - Haynes foge das convenções e também estrutura seu filme a partir dessa fragmentação.

Cada um desses segmentos/histórias recebe um tratamento cinematográfico distinto. Há cenas em preto e branco, cor, imagens de um falso documentário (com Julianne Moore "interpretando Joan Baez") e videoclipes.

Indo e voltando nas histórias e no tempo, I'm Not There reflete sobre os diferentes momentos e vidas de um artista - e, concomitantemente, de cada espectador - e brinca com os fatos com imensa liberdade criativa (como muitas das canções de Dylan).

Além disso, trafega por diversos pontos da história norte-americana, mostrando cenas do Vietnã, Nixon, Panteras Negras e outros movimentos civis, jogando na tela a formação de Bob e montando, em paralelo, um belo panorama da sociedade dos EUA. Na trilha sonora, reúnem-se clássicos de Dylan e de outros mutantes, como Sonic Youth, Antony & The Johnsons e Yo La Tengo.

Ao renovar a força dramática das cinebiografias de ídolos pop, "I'm Not There" ganha aquela aura de clássico logo nos primeiros acordes e tem um final digno de um concerto de rock. Não vai restar pedra sobre pedra nos cinemas.

I'm Not There, de Todd Haynes

21/10, domingo, às 21h40 - Sessão 214

Cinemateca: Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino. Informações: 11 5084-2177

22/10, segunda, às 19h - Sessão 330

Reserva Cultural 1: Av. Paulista, 900. Informações: 11 3287-3529

28/10, domingo, às 15h - Sessão 831

Cinesesc: R. Augusta, 2.075. Informações: 11 3082-0213