Assista ao último show da história do The Smiths em dezembro de 1986

Na época da apresentação, a relação entre os integrantes da banda já estava abalada por causa das declarações polêmicas de Morrissey

Redação Publicado em 12/06/2019, às 10h45

None
Morrissey em São Paulo (Foto: Fernando Pires / The Ultimate Music)

Há quem diga que o The Smiths se separou no momento certo. Em dezembro de 1986 a banda fez seu último show, e para uma plateia bem mais seleta do que durante seu ápice da fama. Essa reviravolta, porém, já havia se iniciado algum tempo antes.

Os fãs começaram a se afastar do grupo britânico quando Morrissey passou a expressar publicamente suas opiniões polêmicas inclinadas ao nacionalismo, que se tornaram cada vez mais frequentes e viraram quase que uma marca registrada do vocalista.

+++Fãs do Green Day reagem mal à colaboração de Billie Joe Armstrong com Morrissey

E isso distanciou não só o público que era apaixonado pelo quarteto indie, mas também os próprios integrantes. Apesar das estruturtas já estarem abaladas, ninguém ali no palco da Brixton Academy e naquela noite realmente sabia que aquele seria o show final do Smiths.

Apesar de não terem mais tocado, a banda não se separou de imediato. Meses depois da última apresentação, eles começaram a trabalhar em Here We Come, que serviria como despedida, mas Morrissey, Johnny MarrAndy Rourke e Mike Joyce não se suportaram muito mais, e seguiram caminhos diferentes antes do disco ser lançado. 

Veja abaixo a setlist completa, e assista ao show.

Ask
Bigmouth Strikes Again
London/Miserable Lie
Some Girls Are Bigger Than Others (only live performance)
The Boy With The Thorn In His Side
Shoplifters Of The World Unite
There Is A Light That Never Goes Out
Is It Really So Strange?
Cemetry Gates
This Night Has Opened My Eyes
Still Ill
Panic

Encore
The Queen Is Dead
William It Was Really Nothing
Hand In Glove

 

+++Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos