Astrid Kirchherr, fotógrafa dos Beatles, morre aos 81 anos

A artista foi a primeira a fotografar o grupo

Redação Publicado em 16/05/2020, às 12h00

None
Astrid Kirchherr jovem (Foto: Reprodução/Facebook)

Astrid Kirchherr, a lendária fotógrafa e colaboradora dos Beatles , morreu aos 81 anos na última quarta, 13, como confirmado pela imprensa alemã neste sábado 16. A causa de morte não foi revelada até a publicação desta nota.

+++LEIA MAIS: Beatles: Lennon, Ringo e George investigam morte de Paul McCartney em HQ psicodélica

O historiador dos Beatles, Mark Lewisohn, também revelou a notícia no Twitter. "O presente dela para os Beatles foi imensurável" e confirmou que Kirchherr morreu em Hamburgo dias antes do aniversário de 82 anos, que seria no dia 20 de maio. 

No Twitter de George Harrison, a esposa dele, Olivia, prestou homenagem: "Astrid é e era a mulher mais doce, tão atenciosa, gentil e talentosa, com um olho para capturar uma alma. Nossa família a amava assim como George. Estou verdadeiramente triste, mas honrada por tê-la conhecido."

+++ LEIA MAIS: Por que Quincy Jones disse que os Beatles eram ‘os piores músicos do mundo’?

Artistas e celebridades que trabalharam com a fotógrafa publicaram mensagens no Twitter para prestar homenagem, inclusive Ringo Starr. Veja os tuítes abaixo:

+++LEIA MAIS: Quem inspirou George Harrison em ‘Something’, a ‘melhor música de amor de todos os tempos’?

Nascida em 1938, em Hamburgo, na Alemanha, Kirchherr ficou conhecida por ser a primeira pessoa a fotografar os Beatles. A artista desfrutou de um longo relacionamento colaborativo com a banda e também foi a responsável por sugerir aos integrantes que cortassem os cabelos - que foi um sucesso na década de 1960.

Toda a fotografia de Kirchherr da banda foi compilada em um livro lançado em 2018, chamado Astrid Kirchherr com os Beatles.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE