Astronautas ouviram hit do AC/DC antes de decolagem histórica e Black Sabbath ao acordar no espaço

Lançamento aconteceu através de uma parceria entre NASA e SpaceX

Redação Publicado em 01/06/2020, às 11h00

None
AC/DC na capa de Highway To Hell (Foto: Divulgação) e Black Sabbath (Foto: Reprodução / Instagram)

No último sábado, 30, Bob Behnken e Doug Hurley, astronautas veteranos da NASA, foram lançados com sucesso na órbita da Terra a bordo da Crew Dragon, nave espacial da SpaceX, empresa de Elon Musk. Antes da decolagem, os dois profissionais escutaram a canção "Back In Black", hit do AC/DC, e, quando acordaram no espaço, ouviram "Planet Caravan", do Black Sabbath. Eles estavam em ruma a ISS (Estação Espacial Internacional).

A decolagem foi histórica nos Estados Unidos, porque marcou o primeiro lançamento tripulado por seres humanos feito por uma empresa privada no país.

+++LEIA MAIS: Na calmaria com Emicida: sobre queijos caseiros, meditação, yoga, Prisma e lições de casa

De acordo com John Berman, da CNN, "nos disseram que os astronautas ouviam 'Back In Black', do AC/DC, a caminho do foguete". Ele continuou: "Nesse sentido, digamos, para aqueles que estão prestes a lançar, nós os saudamos".

"Back In Black" (1980) é um hit do disco homônimo da banda e representa uma recuperação marcante da banda após a morte do vocalista Bon Scott. Brian Johnson entrou no grupo como substituto, então, o AC/DC gravou um LP, que se tornou um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. A música é uma homenagem para Scott.

+++LEIA MAIS: De Beatles a Elton John: todos queriam ser como Little Richard [ANÁLISE]

Já no último domingo, 31, Behnken e Hurley pousaram na ISS e foram acompanhados por outro grande hit do rock. Os astronautas foram acordados às 5h45 no horário de Brasília ao som de "Planet Caravan", do disco Paranoid (1970), do Black Sabbath.

A música tem versos como "We sail through endless skies/ Stars shine like eyes/ The black night sighs", na tradução livre: "Navegamos por céus sem fim/ Estrelas brilham como olhos/ A noite escura suspira". Segundo o Blabbermouth, é uma atitude comum da NASA acordar os astronautas com alguma música.

+++LEIA MAIS: Damares canta hit da Pabllo Vittar em vídeo deepfake e viraliza

De acordo com o ClickOrlando, a playlist de pré-lançamento dos astronautas tinha canções como "The Girl From Ipanema", do filme Os Irmãos Cara-de-Pau, e um pedaço de "The Star-Spangled Banner", que foi a seção de trompa francesa da banda de campo do Exército dos EUA. 

Veja o lançamento da Crew Dragon abaixo.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE