Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Astrud Gilberto será homenageada no Grammy Latino

Cantora baiana receberá prêmio especial de “excelência musical”

Da redação Publicado em 01/10/2008, às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

A cantora baiana Astrud Gilberto será homenageada na 9ª edição do Grammy Latino. Astrud receberá um prêmio por sua "excelência musical", ao lado de outras cinco cantoras: Estela Raval (Argentina), Angélica María (México), Vikki Carr (nascida nos EUA, mas famosa por músicas em espanhol), María Dolores Pradera (Espanha) e Cheo Feliciano (Porto Rico).

Astrud Gilberto se casou com o cantor e compositor João Gilberto em 1959, e foi por conta de seu relacionamento com ele que começou a cantar. João, considerado por muitos o inventor da bossa nova, a convidou para participar de algumas gravações, incluindo "The Girl From Ipanema", versão em inglês para a música "Garota de Ipanema", de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. A faixa, da qual também participou o jazzista norte-americano Stan Getz, ganhou o prêmio de canção do ano no Grammy, em 1964.

Astrud e João se mudaram para os Estados Unidos em 1963 - a cantora (que hoje também atua como pintora) continuou morando no país mesmo depois da separação do casal, um ano depois.

Astrud tem quase 20 álbuns na bagagem. Jungle, o mais recente deles, foi lançado em 2002.

Grammy Latino

Mais de 40 brasileiros concorrem a estatuetas no Grammy Latino. Clique aqui para saber mais. A premiação acontece no dia 13 de novembro, na cidade de Houston, nos EUA. A entrega do prêmio especial a Astrud e as demais cantoras acontece um dia antes.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!