Astrud Gilberto será homenageada no Grammy Latino

Cantora baiana receberá prêmio especial de “excelência musical”

Da redação Publicado em 01/10/2008, às 12h04

A cantora baiana Astrud Gilberto será homenageada na 9ª edição do Grammy Latino. Astrud receberá um prêmio por sua "excelência musical", ao lado de outras cinco cantoras: Estela Raval (Argentina), Angélica María (México), Vikki Carr (nascida nos EUA, mas famosa por músicas em espanhol), María Dolores Pradera (Espanha) e Cheo Feliciano (Porto Rico).

Astrud Gilberto se casou com o cantor e compositor João Gilberto em 1959, e foi por conta de seu relacionamento com ele que começou a cantar. João, considerado por muitos o inventor da bossa nova, a convidou para participar de algumas gravações, incluindo "The Girl From Ipanema", versão em inglês para a música "Garota de Ipanema", de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. A faixa, da qual também participou o jazzista norte-americano Stan Getz, ganhou o prêmio de canção do ano no Grammy, em 1964.

Astrud e João se mudaram para os Estados Unidos em 1963 - a cantora (que hoje também atua como pintora) continuou morando no país mesmo depois da separação do casal, um ano depois.

Astrud tem quase 20 álbuns na bagagem. Jungle, o mais recente deles, foi lançado em 2002.

Grammy Latino

Mais de 40 brasileiros concorrem a estatuetas no Grammy Latino. Clique aqui para saber mais. A premiação acontece no dia 13 de novembro, na cidade de Houston, nos EUA. A entrega do prêmio especial a Astrud e as demais cantoras acontece um dia antes.