Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Atlanta, The Get Down e mais: 13 produções acerca da cultura hip-hop [LISTA]

O gênero se expandiu não apenas na indústria musical como tomou espaço nas grandes plataformas de streaming; veja alguns filmes e séries essenciais para entender esse movimento

Redação Publicado em 01/09/2019, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michel Gill em The Get Down (Foto 1: Divulgação / Netflix) e Donald Glover em Atlanta (Foto 2: Divulgação / Amazon Prime)
Michel Gill em The Get Down (Foto 1: Divulgação / Netflix) e Donald Glover em Atlanta (Foto 2: Divulgação / Amazon Prime)

Há pelo menos dois anos, o hip-hop vem sendo o gênero musical mais consumido do mundo. Em um relatório anual da Nielsen, de 2017, por exemplo, foi constatado que o rap ultrapassou o rock pela primeira vez na história nos Estados Unidos. 

Por esses grandes artistas estarem liderando o topo das paradas, a nova geração está se apropriando dessas influências, e como resultado, os festivais extenderam o line-up para a cultura do hip-hop. 

+++ LEIA MAIS: Brockhampton faz de Ginger um desabafo melancólico sobre frustrações e despedida de ex-integrante [ANÁLISE]

Agora, eles não estão só nos fones de ouvido e nas caixas de som de parte da população, como tomaram espaço nas telas dos grandes serviços de streaming. 

+++ LEIA MAIS: Relação de Tupac Shakur com a mãe será contada em série de TV: "Inspiradores e perigosos"

Com isso, separamos 14 produções que representam algumas facetas desse movimento, seja para retomar à história e influências ou retratar o estilo de vida das ruas. Veja abaixo:

Atlanta

Produzida pela FX, Atlanta foi lançada em 2016 e desde a estreia vem ganhando a atenção da mídia especializada e do público pela qualidade estética e narrativa. Dirigida pelo artista, Donald Glover - musicalmente conhecido pelo alterego Childish Gambino -, a série tem como pano de fundo a história de Ernest Earn, interpretado pelo próprio Glover, um jovem negro do sul dos Estados Unidos que tenta agenciar a carreira de um primo que quer ser rapper.

Com duas temporadas - e a terceira e a quarta já a caminho, Atlanta retrata com um humor ácido alguns pontos sobre a realidade de jovens negros no país e na indústria do entretenimento.

Premiada em duas categorias como Melhor Série de Televisão Musical e Comédia e Melhor Ator em Série Musical e Comédia pelo Globo de Ouro de 2017, a série também foi eleita pelo The New York Times como uma das 10 melhores séries televisivas do ano (2017).

Atlanta está disponível na Netflix e a data de estreia das próximas sequências de episódios ainda não foram confirmadas. 

+++ LEIA MAIS: Lil Nas X: Por dentro da ascensão do caubói do hip-hop

Hip-hop Evolution

Dirigida por Darby Wheeler, Hip-hop Evolution é uma série documental - e muito didática - que apresenta os primeiros 20 anos da cultura do gênero. Apresentada pelo rapper Shad Kabango, o programa compartilha entrevistas com MCs, DJs e produtores do hip-hop com um storytelling sobre a evolução do gênero desde os anos 1970 até 1990. 

Com apenas duas temporadas, de oito episódios cada, Hip-hop Evolution mostra a influência do rap nas comunidades negras. Nomes como Tupac, Biggie, Dr. Dre e Snoop Dogg aparecem na narrativa. A série já foi premiada com um Emmy em 2017 na categoria Melhor Programa Artístico.

Todos os episódios estão disponíveis na Netflix. 

+++ LEIA MAIS: Com Mano Brown, Emicida, Rael e Djonga, João Rock expõe o rap no topo da nova ordem da música brasileira

Roxanne Roxanne

É uma produção documental sobre uma das primeiras rappers da história. Roxanne Shante foi uma das primeiras artistas a alcançar o sucesso após ganhar de vários homens nas batalhas de rap nos anos 1980. Sua trajetória é marcada pelo sucesso "Roxanne's Revenge". 

A cinebiografia é produzida e distribuída pela Netflix. Aclamada pela crítica, o filme foi para o Festival Sundance de Cinema de 2017.  

Roxanne Roxanne é protagonizado por Chanté Adams, Mahershala Ali, Nia Long e Elvis Nolasco e conta com a produção de Pharrell Williams e Forest Whitaker.  

+++ LEIA MAIS: Elton John se declara para grupo de hip-hop dos anos 1980

Rapture

A série narra a história da cultura de rua norte-americana e o seu impacto mundial desde os anos 1990 sob a perspectiva dos produtores e grandes nomes do hip-hop como G-Eazy, 2 ChainzNas & Dave East e T.I

Produzida pela Netflix e pelo Mass Appeal, coletivo urbano dos Estados Unidos que atua como uma plataforma de produção criativa sobre a cultura de rua. Com depoimentos e imagens de bastidores das produções musicais, a série mostra o estilo de vida desses artistas e as relações familiares.

Feel Rich

Com uma abordagem voltada para a vida pessoal desses grandes artistas do hip-hop, Feel Rich é um documentário dirigido por Peter Spirer, com a narração de Quincy Jones, que mostra como os ícones do movimento lidam com as questões de saúde.

Common e Fat Joe, por exemplo, falam sobre a importância de uma boa alimentação, de exercícios físicos e da espiritualidade para se manterem ativos dentro da cultura. 

O documentário está disponível na plataforma de streaming, Netflix. 

Antonia 

Produzida pela Rede Globo, Antonia é uma série televisiva brasileira baseada no filme homônio que estreou em 2006. A narrativa gira em torno de quatro garotas da periferia de São Paulo que encontram no hip-hop uma forma de enfrentar os obstáculos da vida. 

Com duas temporadas, apenas dez episódios no total, o programa oferece um panorama do rap nacional e feminino presente na capital paulista. Antonia conta com a participação de Leilah Moreno, Quelynah, Negra Li, Thaíde e Sandra de Sá. 

Antonia é uma das poucas séries brasileiras a já terem recebido indicações ao Emmy Internacional. A série pode ser encontrada fácilmente pelo YouTube. 

The Get Down 

Apesar de ter sido cancelada logo após a estreia da segunda temporada, The Get Down é uma produção original da Netflix que consquistou a atenção do público por abordar a cultura do hip hop de forma genuína. 

O pano de fundo da narrativa gira em torno das primeiras aglomerações do rap na região sul do Bronx, em Nova York. Narrada pelo Nas, um dos principais artistas do gênero, The Get Down é uma grande homenagem a esse movimento. 

Todos os episódios estão disponíveis para exibição na plataforma de streaming, Netflix. 

Boardwalk Empire

Produzida e distribuida pela emissora HBO, Boardwalk Empire é um dos principais programas televisivos que retratam o estilo gangstar sob uma perspectiva de mercado em relação ao movimento do hip-hop.

O pano de fundo da série é sobre sobre uma caça aos mafiosos nos Estados Unidos da década de 1920. Logo após a estreia, a série chamou a atenção dos grandes críticos por apresentar de forma didática o fascínio dos grupos e grandes figuras do rap pelo lifestyle gangster. 

Boardwalk Empire pode ser assistida integralmente pela plataforma HBO Go.

Love & Hip Hop

Love & Hip Hop é uma junção para quem é fã de rap e de reality show. A série acompanha o dia-a-dia de grandes personalidades da indústira musical como o caso de Soulja Boy, Remy Ma e Cardi B. 

A narrativa é um grande documento sobre as engrenagens do rap como selo musical e retrata a vida pessoal desses artistas por trás dos holofotes. A Vh1 é responsável pela franquia, que já apresentou músicos da cena de Nova York, Atlanta e Hollywood. 

É possível assistir ao programa pelo canal do YouTube da emissora. 

Unsolved

Com apenas uma temporada, de dez episódios, Unsolved retrata a morte de grandes nomes da indústria musical e discute como isso pode contribuir para a cultura do movimento de forma não sensacionalista. A série consegue contextualizar e encarar os mistérios acerca da morte de Tupac e Notorious B.I.G com presentes no livro homônimo escrito por Greg Kading.

Unsolved é uma produção original Netflix e todos os episódios podem ser assistidos pela plataforma de streaming. 

The Wire

Produzida pela HBO, The Wire é uma série de grande sucesso americano que conta a história da polícia da cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, e a relação com a criminalidade local, principalmente a respeito do tráfico de drogas. 

A série retrata de forma genuína o dia-a-dia das periferias norte-americanas, local onde muitos rappers viveram, as relações de poder e a música como um ponto de resistência para essa população que vivia marginalizada. 

Com uma trilha sonora impecável, a narrativa consegue distribuir um tom cultural forte sobre o movimento do hip-hop. 

The Wire possui cinco temporadas e pode ser assistida pelo HBO Go. 

Ela Quer Tudo

Dirigida pelo mestre Spike Lee, Ela Quer Tudo é uma série que narra a história de Nola Darling, uma mulher negra que vive no distrito do Brooklyn, em Nova York.

Temas como racismo e machismo estão presentes na produção mas são contestados pela ideia da arte e da cultura negra superarem esses paradigmas sociais. A série também discute a apropriação cultural e sexualidade negra. 

Com duas temporadas, a série está disponível na plataforma de streaming, Netflix. 

+++ A playlist da Drik Barbosa - De Emicida a Erykah Badu