Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ator de Loucademia de Polícia e Punky, George Gaynes morre aos 98 anos

Finlandês também atuou em Tootsie, Nosso Amor de Ontem, Mera Coincidência e Bonanza, entre outras produções

Redação Publicado em 17/02/2016, às 11h11 - Atualizado às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Gaynes como Eric Lassard em um dos filmes da franquia <i>Loucademia de Polícia</i> - Reprodução
George Gaynes como Eric Lassard em um dos filmes da franquia <i>Loucademia de Polícia</i> - Reprodução

O ator finlandês George Gaynes morreu na última segunda-feira, 15, na casa da filha dele, Iya Gaynes Falcone Brown, em North Bend, Washington (Estados Unidos). A informação foi confirmada por Iya ao site do New York Times esta quarta, 17. Ele tinha 98 anos de idade.

Veja as capas das 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

Gaynes ficou conhecido no Brasil pelas atuações como o comandante Eric Lassard em todos os sete filmes da franquia Loucademia de Polícia (foto) e pelo papel de Henry Warnimont (Arthur Bicudo), o pai adotivo da protagonista Punky Brewste na série norte-americana dos anos 1980 Punky, a Levada da Breca.

Nascido em maio de 1917, em Helsinque (Finlândia), o ator mudou-se para os Estados Unidos, onde começou a atuar na Broadway, nos anos 1950. Segundo o NY Times, Gaynes atuou em 35 longas de Hollywood, além de centenas de episódios de séries e filmes para televisão, peças e musicais, ao longo da carreira.

Galeria: Os 25 melhores filmes da década de 1980.

Gaynes esteve no elenco do premiado filme Tootsie (1983) e tem no currículo participações em longas como Nosso Amor de Ontem (1973) e Mera Coincidência (1998), sendo o último deles Recém-casados (2003). Na TV, ele atuou em produções como Hawaii 5-0, Bonanza, O Homem de Seis Milhões de Dólares e Guerra, Sombra e Água Fresca.

Depois de se aposentar em 2003, ele morou em Santa Bárbara, na Califórnia (EUA) e mudou-se para ficar com a família da filha em Washington. Gaynes deixa a esposa, a atriz Allyn Ann McLerie, a filha Iya Gaynes Falcone Brown, uma neta e duas bisnetas.