Ator de Star Trek viverá Thor nos cinemas

Chris Hemsworth foi escolhido pela Marvel para interpretar o deus nórdico; filme será dirigido por Kenneth Branagh

Da redação Publicado em 18/05/2009, às 21h34

O ator australiano Chris Hemsworth, atualmente nos cinemas em Star Trek como o pai do capitão James Kirk, está prestes a fechar contrato para interpretar o personagem-título de Thor, nova adaptação de uma HQ da Marvel.

Com direção do também ator Kenneth Branagh, o filme tem previsão de lançamento para 20 de maio de 2011. Segundo o site da revista Variety, a Marvel Entertainment estava à caça de alguém que unisse habilidades atléticas e cênicas para dar vida a um herói um tanto incomum no panteão de personagens da editora - daí chegaram ao nome de Hemsworth.

Deus do trovão para a mitologia nórdica, Thor foi levado aos quadrinhos por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby. Sua primeira aparição foi em agosto de 1962, na HQ Journey Into Mistery.

No filme, Thor é enviado à Terra por seu pai, o deus Odin, que deseja ensinar ao filho uma lição de humildade. Desde então afeiçoada aos humanos, a divindade nórdica tem como trunfo o martelo Mjölnir (uma das armas mais poderosas do universo Marvel). O personagem Dr. Donald Blake, estudante de medicina e alter-ego mortal de Thor, também deve fazer parte do filme.

O deus do trovão batalha, ainda, junto aos Vingadores, grupo que já teve em sua formação os heróis Homem de Ferro, Hulk, Vespa, Homem-Formiga e Capitão América. O filme da superliga deverá trazer de volta ao "papel divino" o ator Hemsworth. Robert Downey Jr. já está confirmado no elenco.

Outras probabilidades para o cast de Thor são os atores Samuel L. Jackson, que assinou contrato em fevereiro com a Marvel, e Josh Hartnett.

O nome de Hemsworth foi cogitado há algumas semanas. O ator, no entanto, não passou pelo crivo do diretor de elenco. A intervenção de um dos produtores e chefão da Marvel Studios, Kevin Feige, foi essencial para a virada de mesa. Também se falou em Kevin McKidd (que esteve em uma temporada de Grey's Anatomy) e Alexander Skarsgård (da série True Blood) para o papel.

Atualmente, Hemsworth roda o thriller The Cabin in the Woods. Está, ainda, no cast do remake de Amanhecer Violento, de 1984, no qual reprisará o papel de Patrick Swayze.