Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Atração do Lollapalooza, Twenty One Pilots revela que voltou ao Brasil por insistência dos fãs

Completando 10 anos de carreira, Josh Dun, baterista, conversou com a Rolling Stone Brasil sobre o que motiva a banda

Yolanda Reis Publicado em 04/04/2019, às 18h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Josh Dun e Tyler Joseph, o Twenty One Pilots (Foto: Reprodução / Facebook)
Josh Dun e Tyler Joseph, o Twenty One Pilots (Foto: Reprodução / Facebook)

Twenty One Pilots teve um sucesso monstruoso e meteórico. A banda foi formada em 2009, quando Josh Dun e Tyler Joseph ainda eram estudantes, mas demoraram alguns anos para focar na indústria musical.

A banda ganhou atenção de forma independente por ter um estilo totalmente único; uma mistura eletrônico, rock, rap e tantos outros. Não demorou muito para começarem a lotar casas de shows e virarem disputa entre gravadoras. Assinaram contrato com a Fueled By Ramen em 2012. Desde então, só cresceram no cenário musical.

O sucesso mundial veio com Blurryface, de 2015. "Ride" começou a tocar em rádios por todo o globo e consagrou o duo. Acumularam diversos prêmios - incluindo um Grammy - e ficaram diversas vezes nos topos da parada. No quesito de shows, viraram figurinha carimbada no Lollapalooza do mundo todo, inclusive no Brasil, em 2016.

Agora, a banda se prepara para voltar ao país e se apresentar no Lollapalooza 2019.

++ LEIA MAIS: Tudo sobre o Lollapalooza 2019: shows imperdíveis, revelações e dicas de sobrevivência

Mas não foi à toa que resolveram voltar. Josh Dun conversou com a Rolling Stone Brasilsobre a insistência dos fãs brasileiros para o retorno país. “De todos os países, a galera do Brasil é a que mais manda tweets pedindo pra gente ir tocar. Isso fez com que a gente realmente ficasse ansioso por isso, porque as pessoas do país são completamente apaixonadas por música”, disse.

“Foi incrível tocar aí em 2016. Durante nosso show, você conseguia sentir a paixão e a energia dos fãs, e foi incrível. A gente tem alguns fãs doidos e apaixonados no mundo todo, mas eu me lembro que no Brasil isso foi muito intenso”, acrescentou o baterista.

A banda deve todo seu sucesso ao fãs - e acreditam que premiações e indicações não têm um papel relevante para a carreira. “Eu e o Tyler não medimos nosso sucesso pelos prêmios que recebemos, e sim pelos shows. A gente sempre vai parar pra ver se as pessoas ainda gostam dos nossos shows. Temos fãs no mundo todo, e eles que fizeram nosso sucesso acontecer. Alguém ia ver a gente, e aí contava pros amigos, e continuaram falando, e todo mundo entrou nisso. Os fãs fizeram acontecer e isso foi especial”, explicou Josh.

De fato, tudo que fazem é pelos fãs e para os fãs, a quem querem agradar o tempo todo. “Quando vamos escrever, tentamos entender o que ficaria bom em um show. É tipo ‘ah, essa música vai ficar boa assim’, ou ‘falta uma música de tal estilo na nossa setlist’, e conforme os anos foram passando, fomos percebendo como evoluir e melhorar nossa dinâmica para formar nosso estilo.”

Tanto empenho e atenção à demanda valeu a pena, e sua turnê que dura mais de um ano comprova a evolução da carreira do duo, que no começo da carreira pediam para suas mães distribuírem ingressos nas calçadas para terem alguém em seus shows. “Uma vez, eu, o Tyler e o Michael [ex-integrante] fomos fazer um show em Nova York, mas o promotor ligou pra gente e falou ‘ah, não vai rolar, a casa de show pegou fogo’. Nós ficamos meio ‘ah, ok, não tem show hoje’. Depois a gente descobriu que o lugar não pegou fogo, e a verdade é que nenhum ingresso tinha sido vendido e ele não quis desencorajar a gente. Rio disso até hoje”, relembrou Josh.

++ LEIA MAIS: Kendrick Lamar no Lollapalooza: o que esperar do show no 3º dia de festival

O Twenty One Pilots toca no domingo, 7, último dia do Lollapalooza 2019, que deve receber cerca de 80 mil pessoas.