Atriz de A História Sem Fim, Tami Stronach volta ao cinema após 37 anos longe das câmeras

Tami Stronach interpretou a Imperatriz Criança no clássico filme dos anos 80, mas desistiu do cinema após assédios e má gestão da carreira

Redação Publicado em 14/04/2021, às 11h35

None
Tami Stronach em A História Sem Fim (Foto: reprodução/vídeo)

Tami Stronach ficou famosa ao interpretar a Imperatriz Criança no clássico filme A História Sem Fim (1984), do diretor Wolfgang Petersen. Na época, a atriz tinha apenas 10 anos e, após consequências do sucesso envolvendo assédios dos fãs, desistiu de atuar no cinema e se dedicou à dança e ao teatro. 

Agora, Tami Stronach, atualmente com 48 anos, está retornando ao cinema 37 anos após ter atuado em A História Sem Fim. A atriz e dançarina profissional protagoniza o filme de fantasia romântica Man & Witch ao lado do marido, o ator e roteirista Greg Steinbruner.

+++LEIA MAIS: Hawkins vira punk! Stranger Things ganha novos personagens bem anos 1980; veja fotos do set

Em recente entrevista à Vice, Tami Stronach relembrou alguns dos motivos que a fizeram desistir da promissora carreira de atriz. Segundo relatou, seus pais não estavam preparados para gerenciar a carreira dela e, por causa isso, não conseguiu bons papéis. Na mesma época, recebeu propostas para fazer filmes que incluíam cenas de nudez.

"Eles [os produtores] vinham à nossa casa e explicavam os projetos, e eu falava: 'Não farei filme de nudez. Eu não sou a Lolita'", relembrou. 

+++LEIA MAIS: 4 clichês de filmes de Sessão da Tarde que Cobra Kai desconstruiu

Ao se ver nos holofotes aos 10 anos, Tami Stronach também precisou lidar com o assédio dos fãs, que a assustaram. Homens adultos descobriram seu endereço e acamparam na frente da casa de sua família para vê-la. Certa vez, recebeu uma aliança de noivado pelo correio de um alemão. 

"Quando recebi o anel, encontrei alguém que estava viajando para a Alemanha e o devolvi, porque não queria ficar com o dinheiro dessa pessoa. Eu me senti tão culpada", desabafou a atriz. "Eu levava tudo muito a sério. Eu me pergunto se poderia haver uma maneira de não ficar tão assustada", acrescentou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tami Stronach (@tamistronach_)

 

+++LEIA MAIS: George Clooney não pretende assistir ao filme trash que estrelou nos anos 1980

No artigo, Tami Stronach conta que evitava em falar sobre A História Sem Fim por causa do trauma do sucesso na infância. Quando foi procurar emprego de dançarina em Nova York, excluiu o filme do currículo. "Para mim, era como se eu fosse uma dançarina. [O filme] Não parecia relevante. Era uma categoria diferente", explicou.

Por fim, Tami Stronach adiantou sobre Man & Witch, produção que marca o seu retorno ao cinema: "É um filme moderno no sentido de que não estamos tentando fazer com que pareça um filme dos anos oitenta. Não vai ser granulado e em VHS. É realmente sobre os dispositivos de contar histórias. Não é cínico. É uma história comovente."

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tami Stronach (@tamistronach_)


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: 7 curiosidades sobre Heath Ledger: nome, caracterização do Coringa, melhor amigo e mais [LISTA]

Apesar de ter vivido apenas 28 anos, Heathcliff Ledger (mais conhecido por Heath) marcou o cinema com papéis como Patrick Verona em 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) e Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Heath nasceu em Perth, Austrália, em 4 de abril de 1979. Neste domingo, completaria 42 anos. Confira sete curiosidades sobre o ator: da origem de nome a quem era o melhor amigo. 

+++LEIA MAIS: Além de Coringa: 4 papéis icônicos de Heath Ledger [LISTA]

Nome

O nome do ator, Heathcliff, foi inspirado em um personagem de O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë, livro preferido da mãe dele, Sally Ledger. Do mesmo romance, Sally tirou o nome de outra filha, Katherine. 


Primeiras experiências

Heath estudou na Guildford Grammar School, escola só para meninos, onde teve a primeira experiência como ator. Aos 10 anos, participou de uma montagem da peça Peter Pan.

+++LEIA MAIS: Warner queria a origem do Coringa de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas; o que aconteceu?

Como ator profissional, um dos primeiros papéis da carreira foi em Home And Away (1988), espécie de novela teen a qual lançou várias estrelas australianas. Interpretou Scott por apenas 10 episódios e, apesar de ter feito muito sucesso, recusou propostas dos produtores para continuar.


Inspiração

Durante os anos de escola militar, Heath coreografou e dirigiu um grupo de 60 colegas para uma competição. Foi a primeira equipe masculina a disputar, e saíram vitoriosos. O ator comparou a apresentação ao estilo de Gene Kelly, de Cantando na Chuva (1952) e revelou como o dançarino era seu maior ídolo no cinema.

+++LEIA MAIS: Heath Ledger apanhou de verdade em uma das cenas mais violentas de Batman: O Cavaleiro das Trevas


Xadrez

Heath era um adorador de xadrez e jogava desde pequeno. Aos 10 anos, ganhou o campeonato júnior da Austrália Ocidental. Quando adulto, continuou o hábito e jogava frequentemente no Washington Square Park em Nova York (EUA). 


Gambito da Rainha

A partir do amor pelo xadrez, em 2008, anunciou planos de iniciar filmagens da adaptação do livro O Gambito da Rainha (1983). Teria sido a estreia de Heath como diretor de cinema. 12 anos depois, o romance foi adaptado para uma produção da Netflix e foi a série mais assistida de 2020, segundo JustWatch.


Jake Gyllenhaal

Colegas de elenco em O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Heath e Jake Gyllenhaal se tornaram grandes amigos. O ator é, inclusive, padrinho da única filha de Ledger, Matilda.


Coringa

O vilão de O Cavaleiro das Trevas (2008) foi o papel de maior reconhecimento de Heath. Com ele, ganhou o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante em 2009. Nas filmagens, projetou sozinho a composição do personagem. Segundo Heath, se Coringa fosse real, faria a própria caracterização.

+++LEIA MAIS: Heath Ledger recusou o papel de Batman antes de ser eternizado como Coringa de Nolan: 'Nunca vou participar de um filme de super-herói'

Foi à farmácia, comprou maquiagem e aplicou-a sozinho. Depois, a equipe de maquiagem apenas replicava o visual criado por ele.