Festival Coachella pode mudar de cidade por conta de aumento de impostos

Caso município de Indio confirme novas taxas, evento pode não acontecer em 2014 e ganhar novo local em 2015

Redação Publicado em 04/07/2012, às 13h23 - Atualizado às 13h32

Cee Lo Green no Coachella
AP

O importante festival Coachella recebe esse título por ser sediado no vale de mesmo nome, na Califórnia. Mas sua localização poderá ser alterada caso o município de Indio, que anualmente recebe o evento, aumente os impostos, segundo informou o jornal local The Desert Sun.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

A cidade, que passa por problemas econômicos e cortes de gastos, tem em andamento uma proposta de implementação de imposto de 5 a 10% sobre o valor dos ingressos em eventos com mais de 2500 pessoas. Como a Goldenvoice, produtora do festival, não tem a intenção de encarecer o ingresso (e a medida, se repassada para o público, causaria um aumento de até US$ 36 por entrada), as novas taxas poderiam custar à produtora até US$ 6 milhões. O diretor Paul Tollett afirmou que, caso isso aconteça, o evento não deverá acontecer em 2014 e em 2015 será sediado em novo local fora de Índio.

A medida, iniciada por Sam Torres, membro do conselho municipal, foi primeiramente rejeitada pela cidade. Agora, ele terá de recolher um mínimo de 2,7 mil assinaturas de moradores para uma petição para levar a proposta de taxação adiante.

Embora o festival possa não acontecer em 2014, as datas para o ano que vem já estão marcadas, entre dias 12 e 21 de abril. Rumores surgidos em maio deste ano também indicam a possibilidade de uma edição do Coachella acontecer em São Paulo, em 2014, na Arena Palmeiras, que ainda está em construção.