Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bad Religion demonstrou entusiasmo em show em São Paulo

Grupo se apresentou na Via Funchal na última quinta, 13

Vladimir Cunha Publicado em 14/10/2011, às 15h22 - Atualizado às 20h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bad Religion - Foto: Stephan Solon/Divulgação
Bad Religion - Foto: Stephan Solon/Divulgação

Show de banda veterana, às vezes, pode ser um negócio complicado. Irrelevância, cansaço, falta do que dizer são problemas comuns a qualquer grupo depois de certa idade. É o que faz com que esse tipo de show acabe sendo analisado por um único viés: o técnico. O "profissionalismo" que fãs do Rush e tiozões do classic rock que se fantasiam de Hell Angel para andar de moto no fim de semana adoram apontar como a maneira "correta" de se gostar de música.

Felizmente esse não é o caso do Bad Religion. Na última quinta, 13, na Via Funchal, mostraram que, com 30 de banda, eles parecem se divertir com o que fazem, pulando, se entusiasmando com a plateia, rindo de piadas internas e tirando barato quando erram a entrada de uma música. Mesmo que saibam exatamente em que momento a molecada vai cantar junto e cerrar os punhos para cima. Mesmo que essa seja a milésima vez que estejam tocando “Sorrow” em cima de um palco.

Óbvio que muita coisa em torno da banda é puro business, como as camisas da turnê a R$ 80 vendidas na entrada do show. Mas a impressão que dá é que sobra no Bad Religion o que falta em muita banda por aí: convicção. E, sobretudo, espontaneidade. Apesar dos clipes caros, das turnês mundiais e dos shows de R$ 120 em espaços luxuosos, Greg Graffin, Jay Bentley, Greg Hetson e Brian Baker ainda se comportam como se estivessem em um muquifo qualquer da Los Angeles do começo dos anos 80, tocando com os camaradas do Circle Jerks por uns trocados e algumas latas de cerveja.

O que fica claro quando, em um determinado momento, a banda para de tocar e Graffin observa, intrigado, um menino da plateia. Pendurado no pescoço de um amigo, o garoto levanta uma camiseta onde se lê "Please let me sing ‘Modern Man’" ("Por favor, deixe-me cantar “’Modern Man’"). O vocalista o chama ao palco e propõe que o público decida se ele vai ou não cantar. Por unanimidade - e para o divertimento nosso e da banda - o fã acaba acertando na loteria e vira um sortudo ganhador da promoção “Bad Religion Por Um Dia”, cantando sozinho “Modern Man” enquanto Graffin o observa de um canto do palco.

Uma hora e meia e todos os hits depois - incluindo aí “21st Century (Digital Boy)”, “Los Angeles Is Burning”, “Along The Way” e a sempre bem-vinda “Generator” - a banda volta com “American Jesus” para, em seguida, finalizar o bis com “Sorrow”.

Para os fãs paulistanos esse será o seu último encontro com Graffin e companhia. Eles tocam mais duas datas no Brasil: nesta sexta, 14, se apresentam no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília e no próximo sábado, 15, na Fundição Progresso, Rio de Janeiro. Depois, partem para Austrália e Canadá. Em seguida, como anunciou Greg Graffin, encerram as atividades. "Mas não se preocupem", afirmou o baixista Jay Bentley durante o show, "a aposentadoria não é um problema pra nós". Graffin, claro, deve saber disso muito bem. PhD em Biologia e Evolução pela Universidade de Cornell, ele tem consciência que é da ordem das coisas: nascer, crescer e morrer. Um ciclo que, no caso do Bad Religion, começa a se fechar aqui e agora.