Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Baixista de Neil Young e Bob Dylan, Tim Drummond morre anos 74 anos

Músico tocou em discos clássicos como Harvest e On The Beach, de Young, e em toda a “trilogia gospel” de Dylan

Rolling Stone EUA Publicado em 13/01/2015, às 17h03 - Atualizado às 18h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de <i>Harvest</i>, de Neil Young - Reprodução
Capa de <i>Harvest</i>, de Neil Young - Reprodução

O baixista Tim Drummond, que tocou com Neil Young, Crosby, Stills and Nash e Bob Dylan, além de outras lendas do rock, morreu no último dia 10 de janeiro, como confirmou a polícia de St. Louis (Missouri, Estados Unidos) à Rolling Stone EUA. A causa da morte não foi divulgada.

Galeria: as mais polêmicas, absurdas e ultrajantes autobiografias do rock; entre elas, a de Neil Young.

Drummond trabalhou como baixista na obra prima de Young, Harvest, de 1972, e contribuiu em todos os álbuns de estúdio que o cantor e compositor lançou de On The Beach (1974) a Hawks & Doves (1980).

Drummond também foi integrante das bandas de acompanhamento de Young ao vivo. São ela Shocking Pinks, Stray Gators e a International Harvesters. Após se reunir com a equipe de Harvest para gravar Harvest Moon em 1992, a parceria entre Drummond e Young chegou ao fim com a performance em MTV Unplugged, de 1993.

Relembre grandes momentos do Woodstock, que completa 45 anos este fim de semana; como o show do CSNY.0

Astrid Young, irmã de Neil Young que tocou ao lado de Drummond em Harvest Moon, escreveu no Facebook: “RIP Tim Drummond. Long may you run [referência à música homônima de Young]”. O produtor Craig Leon tuitou: “Um dos maiores baixistas e um grande cara. Triste ficar sabendo disso.”

As contribuições de Drummond são muitas e variam bastante, incluindo 16 Big Ones (Beach Boys), Building the Perfect Beast (Don Henley), três álbuns de Ry Cooder e Pieces of You (Jewel). O baixista tocou ao lado de lendas como Miles Davis, John Lee Hooker e Taj Mahal na trilha sonora de Jack Nitzsche para o filme The Hot Spot (1990), e colaborou com nomes como James Brown, Lonnie Mack, Rick Danko, J.J. Cale e John Mayall.

Galeria: as oito maiores canções de Bob Dylan.

Além de ser um baixista de estúdio, Drummond compôs “Saved” com Bob Dylan, a faixa-título do disco de Dylan de 1980. Drummond foi o baixista de toda a “trilogia gospel” de Dylan – Slow Train Coming, Saved, Shot of Love – e, ao lado dos antigos companheiros Spooner Oldham (teclado) e Jim Keltner (bateria), foi integrante da poderosa banda que acompanhou Dylan na turnê Slow Train Coming.

Drummond também fez parte da Crosby, Stills, Nash and Young na estrada durante a afamada turnê de 1974 e tocou no single do CSN de 1977, “Just a Song Before I Go”.

A morte de Drummond acontece apenas três meses depois que Rick Rosas, que tocou baixo ao lado de Neil Young por 25 anos e era conhecido como “Rick, O Baixista”, morreu aos 65 anos, após ma longa batalha contra um câncer.