Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Erykah Badu: após críticas, Céu e Bala Desejo cancelam pré-show

Após críticas de teor racial ao lineup de abertura da cantora americana, artistas brasileiros cancelaram apresentações

Redação Publicado em 24/11/2022, às 11h29 - Atualizado às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Erykah Badu (Foto: divulgação)
Erykah Badu (Foto: divulgação)

O grupo Bala Desejo e a cantora Céu cancelaram sua apresentação de abertura para a cantora americana Erykah Badu, no Brasil. Anunciado ontem, o show teve line-up criticado por artistas e fãs, por não se conectarem com a cultura preta, da qual Badu é intérprete e símbolo. Pelas redes sociais, os brasileiros publicaram comunicados explicando a decisão.

Aceitamos o convite antes de saber exatamente quais seriam os artistas do line up e a programação completa do festival. Como uma banda, buscamos sempre estar próximos do público, mas é preciso que o público esteja próximo de toda uma cena pulsante que, muitas vezes, fica à margem desse olhar curatorial. Depois do ocorrido e em respeito ao público que de pronto se posicionou assertivamente, decidimos NÃO participar mais desse evento," diz o grupo Bala Desejo em comunicado. 

O Bala Desejo ressalta ainda a necessidade de artistas brasileiros que "dialogue diretamente com o legado de Badu" no lineup.

+++LEIA MAIS: De Emicida a Erykah Badu: Drik Barbosa monta playlist para curtir o amor e ir para a luta [VÍDEO]

Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu.
E que todos os festivais do Brasil se conscientizem da necessidade mais que urgente de construir line ups que contemplem as questões de representatividade e que respeitem a história e os contextos no qual cada manifestação artística se dá. Esperamos que o festival se pronuncie e opere as mudanças mais do que necessárias."

Já a cantora Céu também se manifestou:

"Deixo aqui registrado que durante a nossa apresentação o palco teria mulheres pretas preferencialmente, artistas pretos majoritariamente, sendo uma condição imposta por mim mesma."


Xênia França protesta contra line-up de abertura de Erykah Badu

As declarações dos artistas vêm após a cantora Xênia França criticar a escolha de artistas brancos para abertura da apresentação de Erykah Badu, uma artista negra importante para o soul music e black music.

Em uma publicação com o print de um texto, ela dizia:

"Hoje acordei bombardeada de tags no post que anuncia a vinda de Erykah Badu à SP. E surpreendendo um total de zero pessoas, (...) o lineup de abertura do show totalmente desconectado do momento presente, dado que essa artista é uma instituição da cultura preta mundial."

A artista ainda critica o mercado e questiona, "quem tem medo de tirar uma artista preta da base da pirâmide?"

"O que observo é o mercado viciado e fazendo as mesmas escolhas de sempre: ignorar pra não apagar artistas negros do Brasil , sobretudo as mulheres. 

Leia mais aqui: Xênia França protesta contra line-up de abertura de Erykah Badu no Brasil; 'O mercado ignora artistas negros'