Banda Black Rio lançará documentário para comemorar 40 anos de existência

Grupo pretende arrecadar fundos para projeto via campanha de financiamento coletivo

Redação Publicado em 09/06/2017, às 09h43

A formação de 2017 da banda Black Rio
Divulgação

A Banda Black Rio, uma das principais expoentes da black music brasileira nos anos 1970, completa 40 anos em 2017. E, em comemoração ao aniversário, o grupo lança uma campanha de financiamento coletivo para realizar um documentário sobre a história deles. A meta é arrecadar R$ 26.143,75.

O longa será um tributo não só a trajetória da banda, mas também a todos os músicos e compositores que participaram das diferentes formações do grupo. “40 anos da Black Rio é a representação de um patrimônio histórico do Brasil e do mundo. Um patrimônio musical e cultural que vem sendo pesquisado, relido, reescrito e cultivado por mim ao longo de 15 anos“, afirma William Magalhães, filho do saxofonista Oberdan Magalhães, fundador da Banda Black Rio, em comunicado à imprensa.

Essa é a segunda campanha de financiamento coletivo lançada pela banda. A primeira aconteceu na plataforma Pledgemusic, para levantar fundos para o disco de comemoração dos 40 anos. O projeto conseguiu arrecadar o valor estipulado e o álbum deve ser lançado ainda neste ano.

O primeiro dos seis discos da Black Rio, Maria Fumaça, saiu em 1977. O segundo, Gafieira Universal, foi divulgado no ano seguinte, seguido por Saci Pererê (1978), que antecedeu um longo hiato do grupo. Em 2000, com uma nova formação, a banda voltou para lançar Movimento e, depois, em 2002, soltar, na Inglaterra, o álbum Rebirth. O trabalho mais recente da Black Rio é Super Nova Samba Funk (2011), disco produzido por William Magalhães.