Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Banksy não poderá ir disfarçado ao Oscar

Academia nega pedido do artista, que concorre ao prêmio de melhor documentário pelo filme Exit Through the Giftshop

Rafael Jardim, do MyCool/Especial para BR Press, com redação BR Press Publicado em 21/02/2011, às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

(BR Press) - O grafiteiro e artista gráfico Banksy, cuja identidade é um mistério, não poderá ir à cerimônia do Oscar, no próximo domingo, 27, disfarçado, como gostaria. Seu filme Exit Through the Giftshop (Reino Unido, 2010) foi indicado a melhor documentário. Banksy então, famoso por evitar a "celebridade" mantendo-se incógnito, teve o pedido negado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, onde, aliás, o grafiteiro anda aprontando poucas e boas, sempre destilando ironia.

Solto pelas ruas de Los Angeles, o britânico - bem, pelo menos seu trabalho surgiu na cidade de Bristol, Inglaterra, mas nada se sabe sobre quem de fato ele seja - está dando o que falar e fazer. A CBS já tirou o outdoor em que Bansky desenhou um Mickey bêbado e uma Minnie Mouse fumando. No entanto, a rede de televisão anunciou, ironicamente, na mesma moeda, que agora possui uma obra do artista e que ainda não sabe qual será o destino final dela. Banksy é supervalorizado - uma de suas obras chegou a mais de US$ 160 mil em um leilão.

Lado B

Neste último final de semana, foi divulgado um documentário de pouco mais de 13 minutos com visitas a estúdios, entrevistas e comentários de gente contando o lado B da história de Banksy. O filme recebeu o nome de B Movie e já foi retirado do YouTube, aparentemente pelo próprio "escritório de Banksy, o Pest Control". Foi como tirar doce da boca de criança: em dois dias todos os vídeos e cópias estavam fora do ar.

Muitas dúvidas e mistérios rondam este artista - o anônimo mais famoso do mundo, e, consequentemente, com pouco espaço sobrando no cofre. E a dúvida que não quer calar, se o seu filme ganhar, é: ele subirá ao palco para receber a estatueta?

Segundo o site português Público, já estaria tudo combinado entre Banksy e o director executivo da Academia, Bruce Davis, e toda essa lenga-lenga não passa de marketing - aliás, especialidade do artista. Jaimie D'Cruz, produtor de Exit Through the Gift Shop, é quem receberia a estatueta, caso o filme ganhe.