Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Baterista da Aerosmith lança autobiografia

Joey Kramer fala sobre o relacionamento com Steven Tyler e problemas com drogas no livro Hit Hard: A Story of Hitting Rock Bottom at the Top

Da redação Publicado em 01/07/2009, às 18h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de <i>Hit Hard: A Story of Hitting Rock Bottom at the Top</i>, do baterista Joey Kramer - Reprodução
Capa de <i>Hit Hard: A Story of Hitting Rock Bottom at the Top</i>, do baterista Joey Kramer - Reprodução

Joey Kramer, baterista do Aerosmith, trocou as baquetas por uma caneta e lançou, na última terça, 30, nos Estados Unidos, o livro autobiográfico Hit Hard: A Story of Hitting Rock Bottom at the Top. Nas páginas da publicação, o músico conta sobre os problemas que teve com as drogas, a relação conturbada com o pai e com o vocalista Steven Tyler.

Em entrevista ao site da Billboard, Kramer explicou que, ao dividir suas experiências, pretende ajudar aqueles que passaram ou passam pelos mesmos problemas. "Meu desejo de ajudar as pessoas tem um peso grande em meu personagem", disse. "Como pude fazer o que fiz através do Aerosmith, gostaria de ser capaz de levar isso para sempre comigo, conforme envelheço (...)."

Com o prefácio assinado por Nikki Sixx, baixista e compositor do Mötley Crue, o livro levou quatro anos para ser finalizado, em parceria com os escritores William Patrick e Keith Garde. Retratado por Kramer como seu melhor amigo dentro do Aerosmith, o baixista Tom Hamilton afirmou à Billboard que Hit Hard traz diversas referências a conhecidos da banda e fatos que aconteceram quando o quinteto estava começando a carreira. "Há coisas [no livro] que eu havia esquecido", explicou. "Então, ele tem também um valor de entretenimento real."

No que diz respeito ao relacionamento com Tyler, o baterista garantiu que o frontman o apoiou no processo de produção do livro. "Quando eu tentava lhe dizer sobre algo que estava no livro, seu comentário era: 'Ei cara, contanto que seja verdade, eu não ligo'", disse. "E é bem aí que Steven está [no livro]. Ele é a verdade."

A venda de Hit Hard: A Story of Hitting Rock Bottom at the Top é realizada em lojas nos Estados Unidos e pela internet.

Antes de engatar os trabalhos para o próximo álbum, o Aerosmith se ocupa com turnê pelos EUA, ao lado do ZZ Top, até meados de setembro. Nos shows, a banda apresenta o disco Toys in The Attic, de 1975, na íntegra.