Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bateristas do Radiohead e Pink Floyd se unem por paz no Sudão

Músicos de todo o mundo se engajam em movimento que pede atenção ao país africano, à beira de nova guerra civil após cinco anos de paz

Da redação Publicado em 11/01/2010, às 09h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Os bateristas Phil Selway (Radiohead), Nick Mason (Pink Floyd), Stewart Copeland (The Police), Richard Jupp (Elbow) e Jonny Quinn (Snow Patrol) estão entre os músicos que embarcaram em campanha contra uma potencial guerra no Sudão.

No sábado, 9, pessoas de cerca de 15 países se engajaram no "Beat for Peace", evento organizado pelo movimento Sudan365, informou a agência de notícias AFP. ONGs como a Anistia Internacional e a Human Rights Watch também se juntaram à causa.

A intenção do Sudan365 é mobilizar lideranças mundiais para que se detenha nova guerra civil no país africano. Em 2005, o Sudão voltou à paz após confronto que se estendeu por 22 anos, com aproximadamente dois milhões de vítimas. Na semana passada, centenas de pessoas morreram por causa de conflitos entre tribos rivais - em 2009, o saldo foi duas mil vítimas e 350 mil deslocados no sul do território.

Selway, baterista do Radiohead, deu sua declaração sobre a campanha: "Queria me envolver neste projeto porque acredito que a música é um jeito muito poderoso para unir as pessoas", disse, de acordo com o site Gigwise.

Em vídeo promocional do movimento, artistas de vários países - incluindo Brasil, representado por percussionistas no Rio de Janeiro, sob os Arcos da Lapa - aparecem batucando em prol da paz. Assista: