Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Batman da Marvel? Quem é o Cavaleiro da Lua, novo personagem do MCU a ganhar série no Disney+

Personagem muitas vezes comparado ao Batman, da rival DC, estreou nos quadrinhos em 1975

Redação Publicado em 24/08/2019, às 17h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Cavaleiro da Lua (Foto: Reprodução / Marvel Comics)
O Cavaleiro da Lua (Foto: Reprodução / Marvel Comics)

A Disney anunciou um pacote enorme de séries que integram o Universo Cinematográfico da Marvel (conhecido pela sigla, em inglês, MCU), com vários personagens importantes para os filmes da editora/estúdio. O mais desconhecido deles, contudo, atende pelo nome de Cavaleiro da Lua, ou Moon Knight.

Curiosamente, trata-se de um personagem estigmatizado pelas semelhanças com um personagem da editora rival, DC Comics, acusado com frequência de ser uma cópia barata de Batman.

+++ Marvel vs DC: quais heróis já ganharam cópias descaradas da editora rival?

Isso porque o Cavaleiro a Lua também é dono de uma fortuna e usa muito de tecnologia para derrotar seus inimigos. Acontece que as semelhanças param por aí.

Por enquanto, não há elenco confirmado, muito menos uma data de estreia para a nova série do Disney+. O Cavaleiro da Lua é uma das novas produções seriadas da plataforma baseada em personagens da Marvel, ao lado de Ms. Marvel e She-Hulk.

Separamos, aqui, contudo, as informações necessárias para entender um dos personagens mais complexos - e por isso mesmo, divertidos - dos quadrinhos da Marvel.

O Cavaleiro da Lua estreou em agosto de 1975, o que é relativamente recente, se pensarmos em quadrinhos . Ele foi criado por Doug Moench e Don Perlin e surgiu pela primeira vez na edição 32 da revista Werewolf By Night, lançada em agosto daquele ano.

Nas HQs, o herói atende pelo nome de Marc Spector, um militar aposentado, filho de um rabino, que decide usar o que aprendeu no exército para se tornar um mercenário. Em uma missão no Egito, a vida dele se transforma completamente quando ele recebe a visita do deus da mitologia local Khonshu. Ele é transformado em Cavaleiro da Lua, uma personificação da divindade egípcia.

Múltiplas personalidades

Ao voltar para os Estados Unidos, Spencer decide usar as suas habilidades para combater o crime. Usa o dinheiro acumulado durante o período como mercenário em investimentos e se torna dono de uma fortuna. A partir daí, usa apetrechos tecnológicos como auxiliares para combater o crime, como uma armadura e alguns gadgets, sempre à noite.

Ele adota a personalidade de Steven Grant, o milionário, enquanto também circula pelas ruas como o taxista, para não perder o contato com o "mundo real", sob o nome de Jake Lockley.
Em 2011, foi publicado um arco nos quadrinhos no qual Specter desenvolveu mais três personalidades, baseadas no Homem-Aranha, Wolverine e Capitão América, e passa a ser guiado por elas.

Essas personalidades diversas são o que fazem do Cavaleiro da Lua um personagem tão interessante e único dentro do universo da Marvel nos quadrinhos.

Em 2016, por sua vez, Marc Specter acorda em um hospital psiquiátrico sem se lembrar de como ele chegou até ali. Foi uma época bastante produtiva para o personagem, escrito por Jeff Lemire e desenhado por Greg Smallwood.

Super-poderes

Outro aspecto interessante do Cavaleiro da Lua é que seus poderes se refletem diretamente nas fases da Lua. Quando é Lua Cheia, por exemplo, ele atinge o máximo das suas habilidades. Isso não significa, contudo, que ele seja um mero mortal durante as bases de Lua Minguante ou Nova, por exemplo.

Mesmo no período mais frágil, o Cavaleiro da Lua possui superforça e outros poderes ainda misteriosos vindos do deus Khonshu. Isso acontece porque ele possui a capacidade de se hipnotizar e, com isso, acreditar que possui poderes sobre-humanos.

O Batman da Marvel Comics

Essa é a maior balela que os fãs de quadrinhos poderiam criar. Pelo fato de ser um personagem com dinheiro, gostar de usar tecnologia para combater o crime e atuar a noite, sempre misterioso, o Cavaleiro da Lua constantemente é comparado ao Batman, mas o fato do personagem ter poderes especiais já o difere do Morcegão.

A existência de múltiplas personalidades dentro de Specter também o difere do Homem-Morcego.

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos