Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Batman de Nolan envelheceu mal: site aponta 5 motivos [LISTA]

A trilogia Cavaleiro das Trevas é aclamada por público e crítica, mas certos aspectos dela não convencem mais tanto

Redação Publicado em 24/05/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Batman: O Cavaleiro das Trevas (foto: reprodução/ Warner)
Batman: O Cavaleiro das Trevas (foto: reprodução/ Warner)

A trilogia do Batman comandada pelo cineasta Christopher Nolan foi indiscutivelmente um marco para os filmes de heróis. Foram alguns dos primeiros longas baseados em HQ em apostar em uma história mais séria e realista, com um sucesso merecido e até premiação no Oscar.

Porém, mais de dez anos depois da estreia de Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), será que a trilogia Nolanainda se sustenta bem? Ou aspectos dos filmes já não se encaixam mais com os padrões atuais do cinema de super-heróis? O site ScreenRant reuniu motivos para acreditar que o tempo fez mal aos longas.


A roupa de enfermeira do Coringa é um pouco ridícula

Quanto a interpretação de Heath Ledger como o Palhaço do Crime não existem críticas plausíveis, mas o ScreenRant contesta a escolha do figurino de enfermeira. Apesar de o Coringa ser imprevisível e do diálogo no hospital ser tenso, a vestimenta deixa a cena levemente cômica, o que pode prejudicar o drama.

+++LEIA MAIS: 6 fatos sobre Batman: O Cavaleiro das Trevas que você (provavelmente) não sabia: de atores da Marvel cotados a processo da Turquia

Além disso, é um pouco absurdo rever a sequência e perceber que o Duas-Caras parece ter sido enganado por um momento pelo disfarce tosco do Coringa. Felizmente, o que essa parte perdeu em drama ao longo dos anos foi compensado por torná-la ainda mais divertida.


As cenas de lutas já não eram muito boas, agora então...

As cenas do Batmóvel e de perseguições continuam ótimas, mas falta polimento nas lutas, segundo o site. Depois de combates como coreografias ágeis e intensas como Capitão América: Soldado Invernal (2014), o Batman de Christopher Nolan parece lento e sem impacto. Isso provavelmente deve-se a dificuldade que a roupa do herói colocava sobre Christian Bale.

+++LEIA MAIS: A Reinvenção e Queda de Joji: como o Filthy Frank se tornou rei do YouTube e acabou cancelado


A voz do Batman não convence mais

Christian Bale foi um Batman bem convincente. Complexo e carismático, o ator passa bem a imagem do conflito entre as personas de Bruce Wayne e o Morcego. Porém, a única parte que deixou muito a desejar foi a voz.

+++ LEIA MAIS: Christian Bale dá o melhor conselho possível para Robert Pattinson como Batman

Um vozerio rouco para disfarçar o timbre parece uma solução infantil para um bilionário manter o disfarce, principalmente depois que Ben Affleck resolveu esse problema com um modulador de voz.


A participação curta do Duas-Caras

Aaron Eckhart foi um ótimo Harvey Dent e um Duas-Caras muito ameaçador. O único problema é a participação do vilão ser curta demais. A morte de Dent no final do filme foi necessária para a trilogia, mas o ScreenRant argumenta que isso tornou o vilão menos impactante e privou um bom personagem de Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

+++ LEIA MAIS: Tudo o que já sabemos sobre o Batman de Robert Pattinson: novo uniforme, início das filmagens, elenco, história e data de estreia


A violência pode ser contra-indicada

Infelizmente, os filmes de Nolan ficaram associados a algumas tragédias na vida real. Massacres em sessões de cinema e outros crimes hediondos cometidos por indivíduos que alegavam ser inspirados pelo Coringa de Heath Ledger podem deixar um gosto amargo para quem assistir as atrocidades do vilão de novo, mesmo que seja apenas ficção.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE