Beatles lançavam seu primeiro álbum há 45 anos

Please Please Me ficou 29 semanas no primeiro lugar da parada britânica

Da redação Publicado em 22/03/2008, às 09h30 - Atualizado às 12h48

Há exatos 45 anos, no dia 22 de março de 1963, os Beatles davam o primeiro passo para cravar seu nome na história. Please Please Me, álbum de estréia do grupo, foi lançado nesta data na Grã-Bretanha, e, cerca de uma semana depois, já estava na lista dos dez mais vendidos.

O álbum, produzido por George Martin (conhecido como o quinto Beatle, Martin produziu todos os álbuns da banda até sua separação, em 1970) conta com 14 músicas, das quais oito foram compostas por John Lennon e Paul McCartney.

O debut dos Beatles foi apressado pelo sucesso que o single homônimo ao álbum alcançou na Inglaterra - lançada em compacto com a canção "Ask Me Why", a música chegou ao primeiro lugar da parada britânica. Com a previsão de que os Fab Four estavam no caminho certo, foi decidido que era hora de gravar um álbum completo.

Quatro das canções do disco já estavam gravadas - duas do primeiro compacto lançado pelo quarteto, "Love Me Do"/"P.S I Love You", e duas do seguinte. As outras dez músicas (veja a lista ao final desta matéria) foram gravadas em apenas um dia. Às 10h de 11 de fevereiro de 1963, os meninos de Liverpool entraram nos estúdios Abbey Road, em Londres, e começaram a tocar. Lennon, McCartney, George Harrison e Ringo Starr saíram de lá por volta de 22h45. A última canção a ser gravada foi "Twist and Shout", composta por Phil Medley e Bert Russel - é dito que Lennon estava com dores de garganta nesse dia, e que George Martin deixou "Twist..." por último por saber que a canção "acabaria" com a voz do cantor.

Please Please Me ocupa o 39° lugar na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da RS EUA. A compilação ficou durante 29 semanas na parada britânica. Na época, o LP não foi lançado nos Estados Unidos - isso só aconteceu depois que o catálogo dos Beatles foi padronizado em todo o mundo.

Veja abaixo a lista de músicas de Please Please Me.

"I Saw Her Standng There"

"Misery"

"Anna (Go to Him)"

"Chains"

"Boys"

"Ask Me Why"

"Please, Please Me"

"Love Me Do"

"P.S. I Love You"

"Baby It's You"

"Do You Want to Know a Secret"

"A Taste of Honey"

"There's a Place"

"Twist and Shout"