Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Beatles, Led Zeppelin e Black Sabbath: as 11 músicas de abertura de discos mais incríveis do rock

Grande parte das obras de sucesso como Abbey Road e Led Zeppelin III possuem faixas icônicas de abertura. Sendo assim, separamos algumas delas, veja a lista:

Redação Publicado em 03/11/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Led Zeppelin em 1968 (Foto 1: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel) e Beatles (Foto 2: AP Images)
Led Zeppelin em 1968 (Foto 1: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel) e Beatles (Foto 2: AP Images)

As bandas de rock são um grande marco de contribuição à indústria musical. Ao longo da história, vários grupos se destacaram ao combinar vocais inconfundiveis aos icônicos instrumentos orgânicos - guitarra, baixo e bateria -, entre eles Led Zeppelin e Rolling Stones.

E é claro que ao ouvir um dos álbuns produzidos por esses gênios musicais pela primeira vez possui um certo impacto. Mas ouvir 'aquela' primeira música - que abre o projeto para uma verdadeira viagem sonora - faz toda a diferença. 

Sendo assim, reunimos 11 das mais notáveis músicas de abertura de discos do rock. Veja a lista abaixo: 

The Clash - London Calling

Presente no terceiro álbum de estúdio, London Calling, a faixa homônima se apresenta politicamente carregada e mostra a disposição dos gritos políticos dos ícones do rock dispostos a enfrentar questões sociais. 

+++ LEIA MAIS: Black Sabbath, The Clash e Guns N’ Roses: 9 brigas intensas de bandas do rock


Beach Boys - Wouldn't It Be Nice 

É inegável que os acordes de abertura de "Wouldn't It Be Nice" - um single no estilo de Wall of Sound - são uma das melhores harmonizações já feitas na história da música. 

+++ LEIA MAIS: Qual foi o disco dos Beach Boys que inspirou Paul McCartney a fazer o clássico dos disco dos Beatles, Sgt. Pepper's?


Smashing Pumpkins - Cherub Rock 

"Cherub Rock" integra um dos álbuns mais surpreendentes da década dos anos 1990 e sozinha, consegue incorporar o brilho do Smashing Pumpkins com a bateria de abertura. Seguida de "Siamese Dream" então, não sobram dúvidas.

+++ LEIA MAIS: Smashing Pumpkins toca versão melancólica de 'Knights of Malta' em programa de TV; assista


The Strokes - Is This It

Com as malas quase prontas para chegar ao Brasil mais uma vez, The Strokes nunca superou o burburinho gerado pelo primeiro álbum de estúdio, Is This It. Inclusive, de tão icônico, é fácil esquecer que o disco foi lançado apenas em 2001.

O projeto como um todo acabou tornando-se uma referência do garage rock e a faixa que o abre mostra o caminho - e a fúria - que persiste ao longo do disco. 

+++ LEIA MAIS: The Strokes, Ramones e Guns N' Roses: Os 15 melhores discos de estreia de todos os tempos


Nirvana - Smells Like Teen Spirit 

Ponto de partida para alavancar o estrelato de Kurt Cobain e os colegas de banda, não há dúvidas que "Smells Like Teen Spirit" mudou para sempre a história do rock. 

+++ LEIA MAIS: MTV Unplugged do Nirvana será relançado em vinil em comemoração aos 25 anos do disco


Led Zeppelin - Immigrant Song 

Nenhuma banda, ao lado dos Rolling Stones, tem primeiras faixas tão boas quanto o Led Zeppelin. Todas as entradas que integram os álbuns do grupo poderiam ser adicionados nesta lista. Porém, "Immigrant Song", presente no Led Zeppelin III, tem um toque especial por estabelecer a nova direção da banda (claramente influênciada pelo folk rock). 

+++ LEIA MAIS: Orgasmos, latas de lixo e explosivos: como nasceu o disco clássico Led Zeppelin II


Black Sabbath - Black Sabbath

Parece que aqui temos o momento em que o heavy metal foi criado. A faixa que inicia o álbum de estreia do Black Sabbath é constantemente posta como a primeira audição do gênero para muitos fãs de música. 

+++ LEIA MAIS: Dor constante e 6 meses de agonia: Ozzy Osbourne relembra internação após queda


King Crimson - 21st Century Schizoid Man

Com elementos do jazz e do rock, o álbum de estreia do King Crimson, lançado em 1969, foi a fórmula do prog-rock. Tudo isso é possível observar na primeira faixa "21st Century Schizoid Man", uma verdadeira obra-prima. 

+++ LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: Hipnótico, King Crimson dá aula de rock progressivo para o menor público do dia


The Rolling Stones - Gimme Shelter

Quando paramos para analisar, os Rolling Stones tem vários lançamentos que definem a icônica carreira. Mas "Gimme Shelter" sai na frente de todas essas apostas. O riff de abertura feito por Keith Richards é incrível e a bateria de Charlie Watts é impressionante. Mick Jagger reúne todas esses elementos com um vocal inconfundível e faz idsso a espinha dorsal do Let It Bleed

+++ LEIA MAIS: Há 50 anos, os Rolling Stones criavam um circo roqueiro na TV com Lennon, Clapton, The Who e se despediam de Brian Jones


The Beatles - Come Together

Mesmo que conhecidos por ocuparem os topos das paradas com cada álbum e single lançado ao longo dos nove anos de carreira, acredite ou não, os Beatles não eram tão reconhecidos pelas aberturas dos projetos. Mas a impactante estrutura de "Come Together" é inegável e dá um tom impactante no instante em que é dado o play na obra-prima, Abbey Road

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney na bateria, George Harrison no baixo: 9 grandes trocas instrumentais dos Beatles