Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Beatles num Céu de Diamantes faz nova temporada no Rio de Janeiro

Espetáculo musical retorna à cidade com novo elenco, em temporada até 2 de maio; diretores trabalham em musical sobre Roberto Carlos

Por Patrícia Colombo Publicado em 05/03/2010, às 16h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O musical Beatles num Céu de Diamantes está de volta para curta temporada no Rio de Janeiro. O espetáculo, criado por Charles Möeller e Cláudio Botelho, já foi visto por mais de 140 mil pessoas e entra, agora em 2010, em seu terceiro ano de exibição.

Reproduzindo as canções dos Beatles com o uso de piano, violoncelo e percussão, a peça aborda a história de uma garota que sai da casa dos pais para conhecer o mundo. "É um pouco como Alice no País das Maravilhas", disse Claudio Botelho, em entrevista ao site da Rolling Stone Brasil. "Ela cai em um mundo que é maravilhoso, mas ao mesmo tempo cheio de perigos, tentações e esquinas mal iluminadas."

Os que ainda não assistiram à peça poderão conferir grandes hits do Fab Four, como "Hey Jude" e "Help". Faixas como "While My Guitar Gently Weeps", do Álbum Branco, lançado em 1968, também integram a lista de canções. "Essas músicas aparecem em função de falar um pouco do que eles falavam, que é essa passagem da vida jovem pra vida adulta, essa confusão sobre qual é o meu tamanho no mundo... Se sou grande demais ou pequeno demais", explicou Botelho.

O espetáculo surgiu em 2008 para uma temporada de um mês. Como o sucesso foi grande, a peça permaneceu em cartaz e ultrapassou a linha do Equador em direção à Europa (tendo sido apresentado em Lyon, na França, no ano passado). "No começo, era uma coisa bastante despretensiosa. Uma reunião de amigos em torno de uma obra que a gente gosta muito. Queríamos juntar algumas canções dos Beatles de uma forma um pouco mais teatral", explica. "Não é um show. Existe uma linha teatral que acompanha tudo. Os atores cantam entre si e não para o público."

Porém, apesar do sucesso, o próprio diretor assumiu que o espetáculo não foi bem aceito por alguns dos beatlemaníacos paulistanos quando entrou em cartaz, em 2009. "Teve gente que ficou muito irritada, enfurecida. Disseram que era uma traição aos Beatles", conta. "No Rio, foi um mar de rosas. Os próprios fãs entraram nessa onda de uma maneira bastante generosa e entenderam que era uma recriação. É um espetáculo de piano, violoncelo e percussão. Não é cover, não há tentativa disso, mesmo porque não é um show de banda, mas um show de atores."

"É tão simples que não ofende ninguém justamente por não ser pretensioso. Não é uma grande produção", afirma. "Realmente há uma mexida na música. Tem tango, bolero... O que ouso dizer que os Beatles adorariam [risos]."

Após passar, neste ano, pelo Rio de Janeiro e demais capitais brasileiras, Beatles num Céu de Diamantes retornará à Europa, com datas marcadas em cidades como Madri, Berlim e Paris. Contando com dez atores, a temporada teve parte de seu elenco renovado, trazendo nomes como Sabrina Korgut, Alessandra Verney, Ivana Domenico e Pedro Sol, e permanece em cartaz no Rio de Janeiro até o dia 2 de maio.

Rei Roberto

Cláudio Botelho e Charles Möeller estão envolvidos, desde o ano passado, em um novo projeto sobre o cantor Roberto Carlos, que, em 2009, celebrou seus 50 anos de carreira. Intitulado de Aquela Canção do Roberto, o musical tem estreia marcada para março de 2011.

Segundo Botelho, a equipe do cantor procurou a dupla para a realização do musical e as conversas culminaram no desenvolvimento do projeto. "Ouve um flerte com a gente - o que é uma grande honra - para pelo menos conversarmos sobre o assunto, e deu certo", revela. Apesar de não entrar em detalhes, o diretor adianta que não se tratará de uma biografia. "É um espetáculo em cima da obra. A tendência é que seja mais a obra sendo apresentada só com canções."

Beatles Num Céu de Diamantes

5 de março a 2 de maio (Quinta e sexta às 21h; sábados, às 21h30; domingos, às 20h)

Espaço RIOSUL Cultura e Entretenimento - Rua Lauro Muller, 116, Piso G3

R$ 60 (há meia-entrada)

Vendas: RIOSUL Shopping Center

Vendas pela internet: www.ticketronic.com.br/

Vendas pelo telefone: 3344-5500