Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Beatles: Ouça os vocais isolados no clássico 'Penny Lane'

A letra da música conta a história de origem dos Fab Four

Redação Publicado em 06/05/2020, às 12h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatles (foto: AP)
Beatles (foto: AP)

Os Beatles se tornaram tão famosos quase da noite para o dia que a chance de voltar às raízes em Liverpool desapareceu antes mesmo que eles tivessem a chance de respirar. Os Fab Four logo foram lançados em todo o mundo em meio à Beatlemania e a vida nunca mais seria a mesma para John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Talvez uma das reflexões mais interessantes disso ocorra na música de 1967, "Penny Lane". Lançado como duplo A de Magical Mystery Tour, junto com "Strawberry Fields Forever", era uma faixa sobre as fundações de sua cidade natal e profundamente enraizada no passado da banda.

+++LEIA MAIS: Demitido, Dante Mantovani, que disse que ‘os Beatles foram invenção socialista para fazer garotas abortar’, volta a ser presidente da Funarte

Como tudo o que os Beatles fizeram, "Penny Lane" é amplamente construído a partir das próprias experiências da banda. Embora creditada a Lennon- McCartney, a música foi escrita principalmente por Paul e viu o cantor compartilhar imagens bucólicas de Liverpool.

"Penny Lane era um lugar em Liverpool pelo qual estávamos muito nostálgicos", disse McCartney uma vez à Billboard. “Era um terminal onde John e eu pegamos o ônibus para ir para a casa um do outro. E todas as coisas na música são verdadeiras. Nunca vimos um banqueiro com um casaco de plástico - nós o inventamos - mas havia um barbeiro, um banco. Havia um quartel de bombeiros." 

+++LEIA MAIS: John Lennon previu a pandemia do coronavírus?

No vocal isolado abaixo, você pode ouvir o desejo que os quatro membros do grupo tinham pela cidade natal. Tendo sido arrastado quatro anos antes, o grupo mal havia retornado e essa música era um sentimento de sua visão cor de rosa.

O vocal isolado também permite que a banda transmita seus sotaques de Liverpool na palavra "customer" e, talvez mais importante, encerre um debate. "Uma vez houve uma enfermeira vendendo papoulas - muitas pessoas pensaram que a letra estava 'vendendo filhotes' [puppies], mas estamos dizendo 'papoulas' [poppies] ", o que é uma coisa do feriado do Dia da Lembrança para a Legião Britânica. Tudo era verdade, basicamente”, confirma Macca.

+++ LEIA MAIS: Como John Lennon e Yoko Ono se conheceram?

Ouça "Penny Lane" com os vocais isolados abaixo:


+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL