Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bem antes do Led Zeppelin, Jimmy Page teve música no topo das paradas

Músico ainda estava no começo da carreira e nem pensava em ter uma banda

Redação Publicado em 28/03/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)

No documentário A Todo Volume (2008), Jimmy Page, The Edge e Jack White discutiram a guitarra elétrica e influências musicais. Page revelou, também, que o começo de sua carreira de sucesso, durante os anos 1960, aconteceu bem antes de Led Zeppelin - a transcrição é do CheatSheet.

Na época, Jimmy trabalhava como guitarrista de sessão e fez parte da gravação de vários álbuns de artistas diversos. Page apoiou artistas como The Who e The Kinks na guitarra rítmica, e até mesmo fez o trabalho principal nas primeiras músicas de David Bowie e Rolling Stones.

+++LEIA MAIS: Paul McCartney, Beach Boys e um salsão: como isso virou uma música?

Mesmo com trabalho secundário, Jimmy Page conseguiu emplacar um sucesso, a música instrumental "Diamonds", gravada em janeiro de 1983 com Jet Harris e Tony Meehan, ex-integrantes de The Shadows. Harris tocou guitarra, Meehan, bateria, e Page, violão.

"Diamonds" chegou nas paradas do Reino Unido na terceira semana daquele mês; em fevereiro, a música atingiria o topo das paradas britânicas - ficou por três semanas.

+++LEIA MAIS: Black Sabbath gastou mais dinheiro com drogas do que com a gravação do disco em si; conheça

Com o sucesso, Jimmy Page passou a fazer vários trabalhos nas sessões de música e a ser requisitado. Vale notar que, na époc,a o músico não tinha nem 20 anos e ainda cursava faculdade de artes.

Ouça "Diamonds" de Jet Harris e Tony Meehan, com a participação de Jimmy Page, abaixo.


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?