Beyoncé é recordista em vendas da última década nos EUA

Cantora passou The Eagles e Michael Jackson, acumulando 64 títulos de ouro e platina

Da redação Publicado em 19/02/2010, às 10h24

Beyoncé é a artista que mais vendeu música nos últimos dez anos nos EUA

Ver Galeria
(2 imagens)

A Associação Americana da Indústria Fonográfica (RIAA) divulgou na última quarta-feira, 17, a lista dos artistas que mais levaram certificações de ouro (500.000 cópias vendidas) e platina (1 milhão) em álbuns, músicas digitais, ringtones para celular e videoclipes na última década nos EUA. A cantora norte-americana Beyoncé levou o posto de artista que mais vendeu música entre 2000 e 2009.

A diva do pop, que recentemente esteve em turnê pelo Brasil, obteve 64 certificações de ouro e platina pela comercialização de discos, músicas, videoclipes, toques para celulares e downloads legais pela internet.

Logo depois, na segunda posição, está o grupo The Eagles, com 48 certificações. O cantor Michael Jackson, falecido no ano passado, ficou no terceiro lugar na classificação geral, com 44 títulos, mas foi o artista solo masculino com maior número de prêmios.

"A nova década nos traz razões para a esperança e otimismo. O apetite pela música é mais forte do que nunca, e o terreno para a inovação é incrível", afirmou Mitch Bainwol, presidente da RIAA.

Entre as nominações de maior destaque, está a cantora country Taylor Swift, que passou Beyoncé em vendas na internet, com 25 certificações. Na classificação de artista solo masculino da mesma categoria, quem levou a melhor foi o rapper Kanye West, com 19. O mesmo título foi para o Linkin Park entre os grupos, levando 13.

Já Britney Spears foi considerada a artista feminina que mais recebeu prêmios pela venda de seus discos. A boy band 'N Sync foi o grupo que mais vendeu discos, com No String Attached, de 2000.

Clique aqui para ver a lista completa de vencedores.