Beyoncé é processada por cineasta devido a suposto plágio no trailer de Lemonade

Matthew Fulks clama que o vídeo copia o curta Palinoia, ao qual executivos de gravadora potencialmente assistiram

Rolling Stone EUA Publicado em 09/06/2016, às 12h53 - Atualizado às 13h10

Beyoncé em cena do filme Lemonade, que acompanha o álbum homônimo

Ver Galeria
(5 imagens)

O cineasta Matthew Fulks arquivou um processo contra Beyoncé, Sony, Columbia e a Parkwood Entertainment por supostamente terem usado elementos do curta-metragem dele, Palinoia, em Lemonade. As informações são do The Hollywood Reporter.

A ação judicial vai especificamente contra o trailer do filme especial de Beyoncé, exibido pela HBO. Fulks clama que executivos e pessoas envolvidas na criação de Lemonade estavam cientes do trabalho dele e tiveram acesso a Palinoia.

LEIA TAMBÉM

Beyoncé emplacou todas as faixas de Lemonade no top 100 dos EUA

Beyoncé: tudo que você precisa saber sobre Lemonade

“Formation”, single de Beyoncé, foi alvo de críticas, protesto e ameaças de boicote

Fulks disse que ele foi previamente contatado para dirigir um clipe para o grupo MS MR, contratado da Columbia, e os vídeos dele – entre eles, Palinoia – foram enviados a várias pessoas na gravadora, incluindo Bryan Younce, diretor que trabalha frequentemente com Beyoncé.

As reclamações de Fulks ainda se estendem a uma situação de julho de 2015, na qual Younce o convidou para fazer o tratamento de um vídeo para a Columbia, com remuneração. As gravações de Lemonade começaram cinco meses depois.

A queixa inclui nove comparações entre Palinoia e o trailer de Lemonade, o que totaliza 39 dos 60 segundos do vídeo. Entre as similaridades listadas estão “indivíduos vermelhos com os olhos encobertos”, o que pode ser visto abaixo, e “grafite e indivíduo com a cabeça abaixada”, na imagem que serve como capa de Lemonade e cena inicial do filme.

Fulks busca danos e todos os rendimentos que podem ser atribuídos ao aproveitamento ilegal de Palinoia, incluindo lucros com as vendas de Lemonade em todas os formatos de mídia. Palinoia e o trailer de Lemonade estão disponíveis para serem assistidos no YouTube.

Veja abaixo.