Bill Murray como Batman? Michael Keaton rejeitado? Batman de Tim Burton poderia ter sido bem diferente

O clássico de 1989 enfrentou incontáveis problemas para se tornar o filme como o conhecemos hoje

Redação Publicado em 24/09/2020, às 12h55

None
Michael Keaton como Batman de Tim Burton (Foto: Reprodução / Warner Bros)

Em 1989 Tim Burton estreou no mundo das adaptações cinematográficas de HQs com Batman, estrelado por Michael Keaton e Jack Nicholson no papel de Coringa. Mas o universo gótico de Gotham criado pelo cineasta poderia ter sido muito diferente do que conhecemos.

O site Cinema Blend evidenciou as principais mudanças que quase aconteceram no filme, e que teriam sido responsáveis por mudar totalmente o filme que tantos amam.

+++LEIA MAIS: Como Jack Nicholson convenceu Tim Burton a ser fiel ao Coringa das HQs em Batman?

Para quem só teve contato com o longa muitos anos após o lançamento, pode parecer surpreendente, mas quando Keaton foi revelado como Bruce Wayne, os fãs do vigilante de Gotham não ficaram nem um pouco satisfeitos, já que a filmografia do astro consistia basicamente de comédias.

Com essa insatisfação inicial mente, imagine agora que, antes mesmo de Burton estar envolvido no projeto, o diretor Ivan Reitman estava no comando, e havia visualizado um tom mais cômico para o filme.

+++LEIA MAIS: Como Nicolas Cage e Tim Burton quase estragaram Superman nos cinemas (ideia incluia traje transparente)

Por isso, um dos atores que ele considerou para o papel principal era ninguém menos que Bill Murray, astro mais imerso em comédias do que o próprio Keaton.

E essas não foram ainda as únicas polêmicas envolvendo a escolha para Batman. Algum tempo depois, Adam West, que interpretou o herói na lendária série dos anos 1960, disse que ficou decepcionado por não o terem considerado uma opção para o papel.

Em uma entrevista em 1989, o ator contou que chorou por uma hora ao descobrir quem de fato viveria o Cavaleiro das Trevas.

+++LEIA MAIS: Quais atores quase foram o Coringa no lugar de Jack Nicholson no clássico Batman de 1989

Isso tudo sem mencionar outros incontáveis problemas que poderiam ter mudado por completo o filme, como um grave problema com a roupa do Batman: Keaton não conseguia ouvir nada quando estava vestido com o figurino; vinte minutos de material foram roubados do set; a alergia de Nicholson a um dos principais componentes da maquiagem do Coringa; e até a tentativa de ter Robin Williams no papel do vilão.


+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE