Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bill Murray como Batman? Michael Keaton rejeitado? Batman de Tim Burton poderia ter sido bem diferente

O clássico de 1989 enfrentou incontáveis problemas para se tornar o filme como o conhecemos hoje

Redação Publicado em 24/09/2020, às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Keaton como Batman de Tim Burton (Foto: Reprodução / Warner Bros)
Michael Keaton como Batman de Tim Burton (Foto: Reprodução / Warner Bros)

Em 1989 Tim Burton estreou no mundo das adaptações cinematográficas de HQs com Batman, estrelado por Michael Keatone Jack Nicholson no papel de Coringa. Mas o universo gótico de Gotham criado pelo cineasta poderia ter sido muito diferente do que conhecemos.

O site Cinema Blend evidenciou as principais mudanças que quase aconteceram no filme, e que teriam sido responsáveis por mudar totalmente o filme que tantos amam.

+++LEIA MAIS: Como Jack Nicholson convenceu Tim Burton a ser fiel ao Coringa das HQs em Batman?

Para quem só teve contato com o longa muitos anos após o lançamento, pode parecer surpreendente, mas quando Keaton foi revelado como Bruce Wayne, os fãs do vigilante de Gotham não ficaram nem um pouco satisfeitos, já que a filmografia do astro consistia basicamente de comédias.

Com essa insatisfação inicial mente, imagine agora que, antes mesmo de Burton estar envolvido no projeto, o diretor Ivan Reitman estava no comando, e havia visualizado um tom mais cômico para o filme.

+++LEIA MAIS: Como Nicolas Cage e Tim Burton quase estragaram Superman nos cinemas (ideia incluia traje transparente)

Por isso, um dos atores que ele considerou para o papel principal era ninguém menos que Bill Murray, astro mais imerso em comédias do que o próprio Keaton.

E essas não foram ainda as únicas polêmicas envolvendo a escolha para Batman. Algum tempo depois, Adam West, que interpretou o herói na lendária série dos anos 1960, disse que ficou decepcionado por não o terem considerado uma opção para o papel.

Em uma entrevista em 1989, o ator contou que chorou por uma hora ao descobrir quem de fato viveria o Cavaleiro das Trevas.

+++LEIA MAIS: Quais atores quase foram o Coringa no lugar de Jack Nicholson no clássico Batman de 1989

Isso tudo sem mencionar outros incontáveis problemas que poderiam ter mudado por completo o filme, como um grave problema com a roupa do Batman: Keaton não conseguia ouvir nada quando estava vestido com o figurino; vinte minutos de material foram roubados do set; a alergia de Nicholson a um dos principais componentes da maquiagem do Coringa; e até a tentativa de ter Robin Williams no papel do vilão.


+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE