Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Billy Corgan fala sobre os relançamentos do Smashing Pumpkins

“Temos um monte de coisas que ninguém nunca ouviu”, Corgan diz à Rolling Stone EUA

Por Greg Prato Publicado em 08/05/2011, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Temos um monte de coisas que ninguém nunca ouviu", Corgan diz à <i>Rolling Stone EUA</i> - AP
"Temos um monte de coisas que ninguém nunca ouviu", Corgan diz à <i>Rolling Stone EUA</i> - AP

Na semana passada, o Smashing Pumpkins anunciou que lançará versões remasterizadas de seus álbuns ao longo dos próximos três anos (leia aqui), começando neste outono [do hemisfério norte] com Gish (1991), Siamese Dream (1993) e a compilação Pisces Iscariot (1994). Eles também começaram a trabalhar em um outro álbum novo, Oceania, que será lançado neste outono [do hemisfério norte]. A banda está, simultaneamente, trabalhando ainda em um outro álbum, Teargarden by Kaleidyscope, que começaram no fim de 2009,

O cantor/guitarrista Billy Corgan contou à Rolling Stone EUA tudo sobre esses relançamentos vindouros, Oceania e falou sobre a possibilidade de o line-up original do Pumpkins se reunir algum dia.

Que tipo de material bônus estará nos relançamentos?

A EMI gostaria de um disco de material bônus. Eu acho que terá que ser um equilíbrio entre alguns dos melhores lados b com os quais quem comprou Gish naquela época não esteja familiarizado. Eu quero que seja um documento a respeito dos materiais que cercaram os discos, então, se você for um fã do disco, você meio que acaba ganhando mais dele. Mas quero ser bastante seletivo e não simplesmente lançar qualquer coisa. Gostaria que fosse quase como uma boa mixtape - se você for um fã de Gish, então o disco bônus de Gish teria umas coisas muito legais para se ouvir que são daquele período.

Alguns dos períodos têm mais material inédito a partir do qual se escolher do que outros?

Para o primeiro álbum, tem algo em torno de 30 demos que datam de antes do álbum começar a ser feito. Muito disso precisa ser remixado e tem muitas boas versões do material e coisas nunca ouvidas. O segundo álbum, nem tanto. Então, provavelmente, terei que cavar mais por demos.

Terão músicas nunca antes ouvidas?

Eu li alguns fóruns para ver o que os fãs estão dizendo e eles acham que ouviram tudo, mas não ouviram. Temos muita coisa que ninguém nunca ouviu.

Eu sempre achei que você é um guitarrista subestimado, especialmente nos primeiros álbuns do Pumpkins e em músicas como "Starla".

Meu pai era guitarrista e eu fui criado com um padrão muito alto de o que era tocar guitarra bem. Acontecia de eu estar ensaiando na sala e ele parar e balançar a cabeça, como quem diz "isso não vai dar certo". Então, quando entrei para a música indie, eu já estava tocando solos de heavy metal/Yngwie Malmsteen. Quando eu comecei a tocar para plateias alternativas, eles ficavam, tipo, "qual é a dos solos?". Era provavelmente porque eu tinha saído de um passado de treino no metal e com o olhar muito torto do meu pai a respeito das minhas habilidades. Não era realmente influenciado pela visão que os alternativos têm da guitarra, que era "não tente muito". Sempre achei que o Kurt Cobain era a incorporação perfeita do ótimo guitarrista alternativo. Ele era um excelente guitarrista, mas quando chegava no solo, tocava aquele solo "eu não sei tocar de verdade" - mesmo que ele super soubesse tocar.

O que os fãs podem esperar de Oceania?

Meus amigos disseram que [o disco] os lembra daquilo que eles sempre gostaram no Pumpkins, mas também soa novo. Tem uma familiaridade que é difícil de definir, mas ao mesmo tempo não soa "ah, é a mesma coisa".

Tem algum músico com quem ainda não tenha tocado e com quem gostaria de tocar?

Ritchie Blackmore seria um sonho. Teria medo de chegar nele, mas continuo esperando por aquele momento certo em que vou pensar: "Posso ligar para Ritchie Blackmore e pedir para ele participar disso?". Conforme fui ficando mais velho, Ritchie Blackmore continua crescendo no meu conceito como guitarrista. Eu o elevo ao nível de Hendrix neste momento da minha vida. Adoro Robin Trower também. Sempre falei com Tony Iommi de que talvez fosse a coisa certa [tocarmos juntos]. Tony é simplesmente meu "definitivo" - não "copiei" ninguém mais do que o fiz com Tony.

Você consideraria trabalhar com o produtor de Gish/Siamese Dream, Butch Vig, novamente?

Sim! Eu adoro Butch e temos uma ótima relação. Adoraria. Ele é, provavelmente, uma das únicas pessoas com quem retornaria para o estúdio [risos]. Butch é uma pessoa adorável com quem se trabalhar. É baterista, o que sempre lhe deu uma boa vantagem como produtor, porque ele pensava bem na bateria. A maior parte dos grandes discos, na verdade, começam com a bateria.

O line-up original do Pumpkins poderia se reunir algum dia?

Não. Isso é uma daquelas coisas que nunca vão acontecer. Se você não vê alguém por um tempo, tem aquela coisa antiga de "a ausência faz o coração gostar mais". Bom, tivemos essa ausência. As coisas que aconteceram entre a gente nesse ínterim não foram boas. Foram processos e muita coisa idiota. Só piorou. Se já era ruim antes, está muito ruim agora. Jimmy [Chamberlin] e eu não somos inimigos - ele só está lá fazendo o que quer fazer, como deveria. Não é como se tivesse tanta mágoa entre eu e Jimmy que a gente nunca pisaria juntos em um palco de novo. Mas eu não posso, de nenhuma maneira, jeito ou forma, nem imaginar estar no mesmo palco, tocando novamente, com James [Iha] e D'arcy [Wretzky]. Eu simplesmente não vejo nenhuma situação em que isso seria possível.

Poderia esclarecer isso de uma vez por todas - a baixista atual do Pumpkins, Nicole Fiorentino, era uma das crianças na capa de Siamese Dream?

[Risos] Não posso divulgar essa informação...