Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Novo disco de Bjork não chega aos serviços de streaming: “É uma questão de respeito”

Vulnicura vazou prematuramente na internet e está sendo vendido no iTunes

Rolling Stone EUA Publicado em 28/02/2015, às 18h10 - Atualizado em 06/03/2015, às 18h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Björk - AP
Björk - AP

O vazamento prematuro de Vulnicura forçou Bjork a lançar o álbum no iTunes antes de as versões físicas chegarem às lojas. Mas, ainda que Vulnicura esteja sendo vendido online, o novo trabalho da cantora islandesa não chegará aos serviços de streaming tão cedo.

Galeria: dez clipes que buscaram inspiração nos games.

A Fast Company perguntou a Bjork por que o novo disco não estava no Spotify ainda, e ela respondeu que é uma questão de respeito à arte.

“Estamos fazendo isso conforme as coisas se apresentam, para ser honesta”, diz ela. “Gostaria de dizer que há um grande plano por trás [do lançamento do álbum], mas não há. Contudo, alguns meses atrás, mandei um e-mail a meu agente e disse: ‘Quer saber? Essa coisa de streaming não parece estar certa. Não sei por que, mas parece ser meio maluco'.”

Leia a entrevista concedida à Rolling Stone, pela cantora, em 2007.

Ela acrescenta: “Trabalhar em algo por dois ou três anos e então: ‘Oh, aqui está, de graça’. Não é pelo dinheiro. É uma questão de respeito, sabe? Respeito pelo que foi conquistado e pela dedicação dada a isso.”

Artistas como Taylor Swift, Garth Brooks e Thom Yorke tiraram o material deles dos serviços de streaming como o Spotify, em protesto ao sistema de pagamento, que oferece entre US$ 0,006 e US$ 0,0084 aos artistas por reprodução.

Galeria: as 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

Bjork, por sua vez, é contra a ideia da desvalorização da arte tão rapidamente quando é lançada, mas ela tem outras sugestões para o problema. “Talvez a Netflix seja um bom modelo”, diz ela. “Você primeiro vai ao cinema e depois de um tempo, o filme chega à Netflix. Talvez este seja o caminho para o streaming. Primeiro o físico e depois, talvez, você pode ouvir no streaming.”

Mais sobre Vulnicura

Vulnicura, sucessor de Biophilia (2011), chega às prateleiras em março de 2015. O álbum conta com a colaboração do venezuelano Alejandro Ghersi (Arca), que produziu seis músicas e coescreveu outras duas faixas em parceria com a musicista islandesa.

Veja abaixo a tracklist do disco.

“Stonemilker”

“Lionsong”

"History of Touches"

"Black Lake"

"Family"

"Notget"

"Atom Dance"

"Mouth Mantra"

"Quicksand"