Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Black Keys prepara oitavo disco da carreira

“Gosto de ficar ocupado”, explica o guitarrista e vocalista Dan Auerbach

Dan Hyman Publicado em 09/09/2012, às 10h50 - Atualizado às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Black Keys - "Little Black Submarine" - Divulgação
Black Keys - "Little Black Submarine" - Divulgação

Já se passaram nove meses desde que Black Keys lançou o sétimo álbum da carreira, El Camino. Mas o guitarrista e vocalista Dan Auerbach diz a Rolling Stone EUA que a dupla de Akron (Ohio, Estados Unidos) já voltou ao estúdio para começar a estabelecer ideias para o próximo disco.

Exclusivo: Black Keys revela clipe de “Little Black Submarines”.

“Nós passamos uma semana no estúdio”, explica Auerbach sobre as sessões de julho em Nashville, espremidas entre das datas da turnê. O guitarrista admite que não foi “a mais focada sessão de estúdio”, mas que ele e o baterista Patrick Carney conseguiram “criar algumas ideias e fazê-las evoluir”. Auerbach e Carney planejam uma nova reunião no início de 2013 para começar oficialmente a gravar.

Carney disse que eles esperam que tudo seja feito rápido. “Nós talvez não terminemos até março, já que temos viajado demais, mas veremos”, disse o baterista há alguns meses. “Depois de julho, nós seremos capazes de dizer quanto tempo vai levar.”

Auerbach espera uma evolução sonora no próximo disco? O guitarrista de 33 anos diz que ainda é muito cedo para ter certeza, tendo em vista que os álbuns da banda costumeiramente tomam forma muito espontaneamente.

“Nós nunca sabemos o que irá acontecer”, explica. “Nós não falamos sobre isso, não planejamos. Começamos a gravar e então, de repente, tudo começa a ganhar um formato e temos a ideia.” Auerbach acrescenta que cada disco do Black Keys representa, para ele, uma “fotografia de um momento. Nós gostamos de que eles sejam assim”, ele acredita. “É uma coisa espontânea.”

Apesar de o Black Keys ter chamado o produtor Danger Mouse para trabalhar nos últimos três álbuns, Auerbach diz que eles ainda não pensaram em colaboradores para o álbum que está por vir. “Ainda não temos certeza com quem vamos trabalhar, ou se vamos fazer a [produção] por nossa conta”, disse. “Ainda não planejamos nada.”

Quando não está em turnê ao redor do mundo, ou enfurnado no estúdio com Carney, Auerbach está mostrando a sua força como produtor. “É para isso que eu vivo, honestamente”, disse ele. “Estar no estúdio fazendo música e ser parte de um time para tentar fazer algo interessante ou legal. Isso é tudo para mim.”

No ano passado, o cantor produziu álbuns para o Dr. John (“Uma das melhores experiências que eu já tive no estúdio”, disse ele), Jeff the Brotherhood e atualmente ele está finalizando um trabalho entre o guitarrista africano Bombino, a cantora e compositora Hanni El Khatib e a cantora Nikki Lane.

A diversão, aparentemente, nunca termina para Auerbach. “E não tem razão para isso”, ele diz, rindo. “Eu gosto de me manter ocupado.”