Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Blonde, novo disco de Frank Ocean, estreia como mais vendido nos EUA

Sequência oficial de Channel Orange (2012) tem terceira melhor estreia do ano; álbum é o primeiro independente a ser Número Um desde 2013

Rolling Stone EUA Publicado em 29/08/2016, às 16h27 - Atualizado às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Frank Ocean - Jordan Strauss/AP
Frank Ocean - Jordan Strauss/AP

O muito aguardado LP Blonde, novo de Frank Ocean, estreou como mais vendido da semana nos Estados Unidos. O trabalho, lançado no último dia 20, vendeu cerca de 276 mil cópias nos primeiros dias, atingindo a marca de terceira melhor estreia de 2016, atrás apenas de Views, de Drake, e Lemonade, de Beyoncé.

Do total de vendas de Blonde, 232 mil cópias vieram da comercialização tradicional do iTunes – venda do álbum digitalmente –, enquanto o resto é resultado do equivalente aos streamings do disco, que foi lançado exclusivamente na plataforma Apple Music.

LEIA TAMBÉM

Frank Ocean reflete sobre o aguardado Blonde(2016)

Saiba mais sobre o contemplativo álbum visual Endless (2016)

[Resenha] Frank Ocean – Channel Orange (2012)

Blonde também rendeu a Ocean o primeiro Número Um da carreira dele, melhorando a marca de Channel Orange, que chegou à segunda posição em 2012. O álbum visual Endless – trabalho “contemplativo” que Ocean soltou nas vésperas de Blonde – não foi elegível por diversos fatores, entre eles o fato de estar disponível apenas em streaming contínuo, e não com faixas demarcadas.

Além disso, o contrato do cantor com a gravadora Def Jam (Universal) se encerrou com o lançamento de Endless e, portanto, Blonde saiu de maneira independente. Com isso, o disco se tornou o primeiro lançamento independente a ser o mais vendido desde a caixa Blame It On My Roots (2013), de Garth Brooks.

Views, de Drake, permanece na segunda posição entre os mais vendidos, à frente da trilha sonora de Esquadrão Suicida, que foi de Número Um para Número Três na lista. Blurryface, do Twenty One Pilots, está em sexto, seguido por 25 (Adele), Anti (Rihanna) e Major Key (DJ Khaled), entre outros.

Ocean revelou Blonde depois de soltar Endless (disponível neste endereço), um precursor da real e aguardadíssima sequência de Channel Orange, como um álbum visual. O disco de fato, Blonde, foi lançado posteriormente na Apple Music, com 17 faixas.

O disco saiu com uma publicação impressa em acompanhamento, intitulada Boys Don’t Cry, disponível em lojas de Chicago, Los Angeles, Nova York e Londres. Fãs que visitaram às lojinhas montadas ganharam um exemplar de Boys Don’t Cry com uma cópia de Blonde em CD dentro deles.

Capa e tracklist de Blonde

1. "Nikes"

2. "Ivy"

3. "Pink + White"

4. "Be Yourself"

5. "Solo"

6. "Skyline To"

7. "Self Control"

8. "Good Guy"

9. "Nights"

10. "Solo (Reprise)"

11. "Pretty Sweet"

12. "Facebook Story"

13. "Close To You"

14. "White Ferrari"

15. "Seigfried"

16. "Godspeed"

17. "Futura Free"