‘Boa parte do meu público surta quando digo que sou negro,’ desabafa Tom Morello

Frontman do Rage Agains the Machine comentou sobre as diferenças de visão raciais enquanto ele crescia

Redação Publicado em 04/09/2020, às 17h53

None
Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine (Foto: Branimir Kvartuc / AP)

Tom Morello, em entrevista publicada no Yahoo Entertainment nesta quinta, 3, revelou que alguns dos fãs de Rage Against The Machine e outras de suas bandas simplesmente não aceitam o fato dele ser negro.

Morello, filho da norte-americana Mary e do político queniano Ngethe Njoroge, explicou que a visão da etnia dele mudou enquanto ele crescia: quando criança, era visto como excêntrico e a única pessoa negra da cidade.

+++ LEIA MAIS: Conheça Mary Morello (mãe de Tom Morello): aos 96, ativista política, a favor do rock e contra o racismo

“O tom da minha pele sempre foi o mesmo, mas mudei de cor durante a vida,” explicou Morello ao Yahoo. “Crescendo em Libertyville, era negro. Era a única pessoa com um afro. Comentavam abertamente sobre as costas e a palma da minha mão ter cor diferentes. Olhavam minha gengiva. Tocavam meu cabelo. Eu era como um unicórno negro. Nenhum pai branco deixava a filha sair comigo.”

Bastante ativista em questões raciais, Tom Morello sempre faz questão de falar sobre lutas étnicas - e faz parte ativamente de várias delas. Mas algumas pessoas que ouvem “rádios que normalmente só tem artistas brancos” ficam confusas com isso:

+++ LEIA MAIS: "Vidas de nazistas não importam", afirma guitarrista Tom Morello em show

“Boa parte do meu público surta quando digo que sou negro. Nas redes sociais, faço um post sobre ser afroamericano e com frequência vejo [respostas] como: ‘Não, não é’ ou ‘Tom é negro?’ Eles não acreditam. Não pode ser possível! Isso é dissonância cognitiva”

Para Morello, porém, existem confusões “bem intencionadas”: “São boas pessoas, alguns fãs, que dizem ‘não ligo para cor do Tom, isso não faz diferença para mim’. Mas isso é perder completamente o fio, e essa opinião nunca é de alguém negro. Porque isso é um grande pedaço de mim, do que sou e porque sou. Então ao dizer ‘não vejo cor’, bom, você pode ser parte do problema.”

+++ DESAFIO! FREJAT ESCOLHE OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO