Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bob Dylan: nova música ‘False Prophet’ mostra mais sobre disco de inéditas; ouça

Arrogante e pesado, o terceiro single do próximo álbum de Dylan varia de cansaço existencial a alusões espirituais

BRIAN HIATT, Rolling Stone EUA Publicado em 08/05/2020, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan (Foto: Chris Pizzello / AP)
Bob Dylan (Foto: Chris Pizzello / AP)

O primeiro álbum com músicas originais de Bob Dylan em oito anos, Rough and Rowdy Ways, estreia em 19 de junho. Enquanto isso, ele compartilhou a terceira faixa do projeto, a arrogante e pesada “False Prophet”, que acompanha "Murder Most Foul" e "I Contain Multitudes".

+++ LEIA MAIS: Os Beatles fizeram um cover de Bob Dylan durante as gravações de 'Let It Be'; ouça

"Eu não sou um falso profeta", Dylan reclama em meio ao groove de strip-tease e blues, alimentado por um riff de violão imundo. "Eu apenas sei o que sei."

A letra da música varia entre cansaço existencial, revelações descaradas e alusões espirituais. Nela, Dylan aborda o budismo zen quando fala sobre “escalar uma montanha de espadas com os pés descalços”. Ele também cita Martin Luther, diz a um “pobre diabo” para olhar a “cidade de Deus” no topo da montanha e, por fim, canta casualmente: "Não me lembro quando nasci / e esqueci quando morri.”

Dylan, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2016, sempre rejeitou o título de profeta. “Você se sente um impostor quando pensam que você é uma coisa que não é”, ele disse em 2004. “Eu nunca quis ser profeta ou salvador. Elvis, talvez. Eu podia facilmente me ver como Elvis. Mas profeta? Não."

+++LEIA MAIS: Manuscrito de Bob Dylan para ‘The Times They Are A-Changin’ está a venda por 2,2 milhões de dólares

O último álbum com músicas novas de Dylan foi Tempest, de 2012. Rough and Rowdy Ways será seu 39º trabalho de estúdio, chegando às lojas 57 anos após seu primeiro LP.

Ouça "False Prophet" abaixo:


+ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL