Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bob Dylan recebe homenagem do presidente Barack Obama

Cantor e compositor recebeu a Presidential Medal of Freedom, maior condecoração civil nos Estados Unidos

Rolling Stone EUA Publicado em 30/05/2012, às 09h40 - Atualizado às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan e Obama - AP
Bob Dylan e Obama - AP

Bob Dylan recebeu a Presidential Medal of Freedom (Medalha Presidencial da Liberdade), a mais alta honraria concedida a um civil nos Estados Unidos, em uma cerimônia na Casa Branca na terça, 29.

Na cerimônia, o presidente Barack Obama disse sobre o cantor e compositor: “Não há um gigante maior na história da música norte-americana”, acrescentando que o tom grave da voz de Dylan ajudou a redefinir “não só a forma como a música soava, mas a mensagem que carregava e como ela fazia o povo se sentir”.

Quando a Casa Branca anunciou que Dylan seria um dos agraciados com a medalha, os representantes escreveram em um comunicado que o pioneiro do rock and roll tinha uma “influência considerável no movimento pelos direitos civis nos anos 60 e teve um impacto significante na cultura norte-americana nas últimas cinco décadas”. Em 2009, Dylan recebeu a National Medal of Arts (Medalha Nacional das Artes).

A Medalha da Liberdade é dada anualmente a indivíduos que contribuíram para a segurança ou para os interesses nacionais dos Estados Unidos, para a paz ou para “a cultura ou outros esforços significativos”, de acordo com a Casa Branca. Neste ano, Obama também entregou a medalha à Secretária de Estado Madeleine Albright, à escritora Toni Morrison, ao presidente israelense Shimon Peres, ao ex-juiz da Suprema Corte John Paul Stevens, à militante pelos direitos civis Dolores Huerta e ao astronauta John Glenn.