Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bob Dylan responde aos críticos

Ele fala pela primeira vez sobre acusações de plágio em uma nova entrevista para a Rolling Stone EUA

Rolling Stone EUA Publicado em 12/09/2012, às 20h12 - Atualizado às 20h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan - Divulgação
Bob Dylan - Divulgação

Bob Dylan se abre como nunca antes na nova edição da Rolling Stone EUA, que chega às bancas norte-americanas na próxima sexta, 14. Na entrevista com Mikal Gilmore, Dylan passa por uma variedade inacreditável de tópicos: John Lennon e Bruce Springsteen; o que ele realmente achou dos filmes Não Estou Lá e Masked and Anonymous; ter sido preso pela polícia em Nova Jersey em 2009; e – em um esforço impressionante – sua crença de que ele foi "transfigurado" na época de seu acidente de moto de 1966. Dylan também, pela primeira vez, responde aos críticos que o acusaram de se basear demais em trabalho alheios. Aqui vai um trecho.

Eu queria perguntar sobre a polêmica a respeito das citações nas suas músicas tiradas dos trabalhos de outros escritores, como do autor japonês Junichi Saga e o livro Confessions of a Yakuza,e a poesia sobre a Guerra Civil de Henry Timrod. No folk e no jazz, citações são uma tradição rica e enriquecedora, mas alguns críticos afirmam que você não citou suas fontes claramente. Qual a sua resposta para esse tipo de acusação?

Bom, é, no folk e no jazz, a citação é uma tradição rica e enriquecedora. Isso certamente é verdade. É verdade para todo mundo, menos para mim. Existem regras diferentes para mim. É isso que acha Henry Timrod, você já ouviu falar dele? Quem tem lido o que ele escreve ultimamente? E quem o impulsionou para os holofotes? Quem tem te feito ler o que ele escreve? Pergunte aos descendentes dele o que eles acham disso tudo. E se você acha que é tão fácil citá-lo e que pode ajudar seu trabalho, faça isso você mesmo e veja o quão longe consegue chegar. Chorões e medrosos reclamam dessas coisas. É algo velh – faz parte da tradição. Existe faz tempo. Essas são as mesmas pessoas que tentaram me dar o apelido de Judas. Judas, o nome mais odiado na história da humanidade! Se você acha que foi chamado de um nome ruim, tente sair dessa. Sim, e por que? Por tocar guitarra? Como se isso fosse de alguma forma equiparável a trair nosso Senhor e entregá-lo para a crucificação. Todos esses cuzões do mal podem apodrecer no inferno.

Sério?

Eu estou trabalhando dentro da minha forma de arte. É simples assim. Eu trabalho dentro das regras e limitações dela. Existem figuras de autoridade que podem explicar esse tipo de arte a você melhor do que eu. Se chama composição de música. Tem a ver com melodia e ritmo, e aí, depois disso, vale tudo. Você transforma tudo em seu. Todos nós fazemos isso.