Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Bob Engemann, integrante do trio The Lettermen, aos 78 anos

Sucesso dos anos 60, grupo chegou ao primeiro lugar das paradas com "When I Fall in Love"

Redação Publicado em 22/01/2013, às 09h29 - Atualizado às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Lettermen - AP
The Lettermen - AP

Morreu no último domingo, 20, um dos integrantes fundadores do trio The Lettermen, Bob Engemann (à direita, na foto), aos 78 anos. A causa da morte, ocorrida em Provo, Utah, nos Estados Unidos, foram complicações após uma cirurgia de coração realizada no dia 13 de dezembro de 2012.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Nascido em Highland Park, Michigan, Engemann já havia participado de outro grupo vocal, chamado The Damons, ao lado dos irmãos, antes do Lettermen, trio com quem se juntou em 1959.

Ao lado de Jim Pike e Tony Butala, Engemann mudou-se para Los Angeles, onde firmaram um acordo com a Warner, mas, um ano depois, assinaram com a Capital Records, onde viveram seus anos de maior sucesso.

"The Way You Look Tonight", eternizada por Fred Astaire, foi o primeiro hit do trio, chegando ao 3º lugar da parada Adult Contemporary e ao 13º em Hot 100, em 1961. Naquele mesmo ano, eles chegaram ao 7º lugar da parada pop com "When I Fall in Love", o maior sucesso do Lettermen.

Ao todo, eles conseguiram 16 canções entre as dez mais pedidas. Com isso, o trio entrou no Hall da Fama dos Grupos Vocais, em 2001.

Engemann permaneceu no grupo até 1967, quando vendeu sua parte dos direitos sobre o nome do trio para Pike e Butal – o primeiro também saiu, deixando apenas Butal como membro original do trio.

Em 1997, problemas de saúde impediram Engemann de seguir com a carreira de cantor.